Cursos Técnicos formam alunos para auxiliarem laboratórios de escolas no interior do RN

TecnoInclusão prepara alunos para trabalharem no suporte de laboratórios de informática
25-10-2023 / ASCOM
Curso Técnico Formação

Alunos dos Cursos Técnicos de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) do polo de Angicos (RN) estão recebendo formação para atuarem como auxiliadores técnicos em laboratórios de informática de escolas municipais de cidades do interior do RN.

A preparação dos discentes, assim como de alunos convidados, faz parte do TecnoInclusão, projeto da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) que visa tanto promover conhecimento prático em rede de computadores como auxiliar uma demanda por mão de obra em TI no interior do estado.

Iniciado em setembro, o projeto é feito em parceria com o IMD e conta hoje com 30 alunos, jovens de 16 a 18 anos.

Segundo Carlos Zamir Araújo, vice-coordenador da iniciativa, a expectativa é que esses jovens possam, além de receber formação prática – com oficinas e demonstrações em ambientes reais de atuação – também atuar como estagiários no setor.

“Alguns municípios não têm profissionais para conduzir as atividades em seus laboratórios de informática. Algumas máquinas, inclusive, carecem de avaliação de funcionamento, então a ideia é unir essa demanda à necessidade à formação de alunos com formação prática que abrangem atuação direta com esses ambientes, como a questão elétrica, de hardware, software e tudo mais”, comenta Araújo.

A proposta é atender escolas municipais das cidades de Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Fernando Pedroza, Santana do Matos e Assú, além de Angicos.

Durante o projeto – cujas aulas acontecem em Angicos toda sexta-feira, em um laboratório do IMD, na própria UFERSA –, os alunos recebem aulas de assuntos variados, que abordam desde conceitos básicos de informática até o uso de ferramentas de escritório, de maneira a promover inclusão digital e tecnológica.

Todo esse trabalho é conduzido por professores e tutores do IMD e da UFERSA e as atividades, que, ao todo, somam 10 encontros, estão previstas para acontecer até o dia 22 de dezembro.