Infraestrutura | Rede Giga Metrópole

Rede GigaMetrópole

A Rede Giga Metrópole é uma rede de comunicação de dados de alta velocidade, que utiliza tecnologia óptica para prestar serviços de conectividade física e lógica a instituições de ensino, pesquisa e de governo, localizadas na Região Metropolitana de Natal. Essa rede é operada e mantida pelo NuRA (Núcleo de Redes Avançadas da UFRN) através do PoP-RN (Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte), seu Centro de Operação de Redes. Foram celebradas várias parcerias com empresas afins e instituições usuárias dos serviços da rede, de modo a garantir a sustentabilidade dessa iniciativa.

Inauguração

A Rede Giga Metrópole foi inaugurada oficialmente em 19 de junho de 2017 e é uma ampliação da Rede Giga Natal, que se encontra em operação desde 2008. A Giga Metrópole já interliga os campi do IFRN e da UFRN localizados nos municípios da região da Grande Natal. A nova rede elevou a extensão de 40 km de fibra inicialmente instalada para aproximadamente 325 km nos trechos de backbone, atingindo nove dos onze municípios dessa região. Com os recursos disponibilizados pela UFRN, foram implantados 120 km para construir o denominado Anel Norte, que atende aos municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará Mirim, e 80 km para construir o Anel Sul, que atende aos municípios de São José do Mipibu, Vera Cruz e Monte Alegre.

Mais informações

Também foi implantada uma rede de acesso óptica com aproximadamente 285 km de extensão. Essa rede inicialmente interliga mais de 340 escolas públicas, estaduais e municipais, localizadas na região metropolitana de Natal, assim distribuídas:

Quadro-resumo das escolas interligadas pelo projeto até o momento
Natureza das escolas Município Quantidade
Estaduais
Natal 112
Parnamirim 09
Macaíba 12
São Gonçalo do Amarante 03
TOTAL 136
Municipais
Natal 132
Parnamirim 58
Macaíba 15
São Gonçalo do Amarante 05
TOTAL 210
TOTAL GERAL 346

Além das escolas, a Rede Giga Metrópole também abrange três unidades do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), sete unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e 85 entidades vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, dentre Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), postos de saúde e hospitais.

O percurso projetado para a rede é também capaz de atender a diversas unidades ligadas à Segurança Pública e Defesa Pessoal, tais como delegacias e outras. A figura a seguir mostra a Rede Giga Natal ampliada. A partir desta “espinha dorsal”, foi construída a Rede Giga Metrópole, que é a rede de acesso a unidades de interesse dos governos estadual e municipais.

Saiba mais

Data Center

Com processamento de informações ininterrupto, data center apoia pesquisas e empreendimentos

Supercomputador

Conheça a máquina de processamento para apoio ao ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação tecnológica

CIVT

Conheça o Centro Integrado de Vocação Tecnológica, sede da direção e de demais projetos do IMD