IMD segue formalização do planejamento estratégico para adesão ao PGD

Em finalização, Plano Quadrienal deve pautar deliberações do IMD. Próximo passo é o plano gerencial
25-05-2023 / ASCOM
Planejamento

Colaboradores e gestores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) estão em vias de finalizar o Plano Estratégico institucional que propiciará o ingresso da unidade ao Plano de Gestão de Desempenho (PGD) da Universidade. A formalização do documento marca a finalização da primeira fase do cronograma para implantação da nova ferramenta de gestão no contexto do IMD.

O documento é baseado no Plano Quadrienal, elaborado pela Diretoria Executiva do Instituto e que está quase finalizado. O texto deverá ser submetido em breve para apreciação do Conselho de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) do IMD.

A aprovação do documento implicará no início da segunda fase do cronograma de adesão ao PGD – a do planejamento gerencial –, durante a qual cada gestor deverá conceber as formas de participação e adequação das atividades de cada gerência às novas diretrizes.

Após essa segunda fase, o processo seguirá para a terceira e última etapa, de âmbito individual, onde cada servidor poderá planejar suas atividades tendo como base as previsões e deliberações definidas anteriormente.

Segundo João Carlos Argolo, psicólogo do trabalho e membro do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), que assessora o IMD na adesão ao PGD, a equipe de assessores também está transcrevendo informações já aprovadas do Plano Quadrienal, de modo a facilitar a oficialização do Plano Estratégico e acelerar os trâmites.

Outra medida para diminuir o tempo do processo é a compilação de documentos dos planos gerenciais já produzidos por cada diretoria e núcleo do IMD. Assim, os gestores já podem fazer revisões preliminares desses textos e facilitar as discussões junto à diretoria do Instituto.

Apesar disso, Argolo reforça que o processo de deliberação junto às gerências poderá demandar mais tempo do que a etapa anterior, dada a quantidade de setores que o IMD possui e também pela preocupação de se concretizar um planejamento bem analisado e concatenado.

As atividades voltadas para a adesão ao PGD foram iniciadas ainda no início de março, com uma apresentação feita pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) sobre o assunto, a convite da Direção Geral do IMD, para todos os servidores do Instituto.

Um cronograma com todas as etapas do processo já foi montado e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em agosto deste ano.

PGD

Fruto de uma modernização – ocorrida especialmente pelo uso de ferramentas tecnológicas – o PGD é uma nova forma da Universidade garantir e gerenciar o cumprimento dos seus objetivos institucionais de forma integrada e prática.

O programa, que já é aplicado em diferentes setores da Universidade, conta com a definição de pontos importantes para a UFRN e suas unidades – abrangendo, por exemplo, competências , diretrizes, metas, indicadores de desempenho, entre outros.

Já a nível individual, o programa também ajuda os servidores a definirem, em consonância com os interesses da UFRN, processos de trabalho, atividades, horários, formatos de entregas, modos de acompanhamento de produção, entre outros pontos. O PGD também possibilita duas modalidades diferentes de trabalho, o presencial e o teletrabalho.

Todas essas informações são cadastradas e gerenciadas pelo sistema Polare – plataforma lançada oficialmente em janeiro deste ano e que foi especialmente projetada para execução do PGD na Universidade.