IMD dá início a processo de adesão ao Programa de Gestão de Desempenho

Atividades contam com a assessoria técnica do Serviço de Psicologia Aplicada da UFRN
31-03-2023 / ASCOM
Planejamento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) deu início, neste mês de março, ao processo de adesão ao Programa de Gestão de Desempenho (PGD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para isso, a unidade acadêmica realizou uma parceria com o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) da UFRN, que irá fazer o assessoramento para as discussões e planejamentos necessários.

A equipe do SEPA que irá atuar junto ao Instituto – formada pelos psicólogos do trabalho João Carlos Argolo e Ângela Lobo Costa – já realizou, na semana passada, reunião com a Diretoria Executiva e, ao longo desta semana, teve encontros com os responsáveis por todas as diretorias do IMD, além do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

As atividades voltadas para a adesão ao PGD foram iniciadas ainda no início de março, com uma apresentação feita pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) sobre o assunto, a convite da Direção Geral do IMD, para todos os servidores do Instituto.

Planejamento

Os encontros coordenados pela equipe do SEPA nesta semana também fazem parte da fase inicial do planejamento para a integração do Instituto ao PGD. As providências para isso, segundo explica João Carlos Argolo, irão se dar por meio de etapas de discussão e planejamento em três níveis: estratégico, que leva em conta uma visão macro das ações do IMD; gerencial, voltada para cada diretoria e seus setores; e individual, destinada a cada servidor.

As reuniões já realizadas discutiram principalmente a elaboração de um cronograma de atividades, cujas fases iniciais já estão definidas. A Diretoria Geral do Instituto espera concluir e aprovar o Plano Quadrienal do IMD entre os meses de abril e maio. Esse documento dará as bases para a formulação do Plano Estratégico, que é necessário para a integração da unidade acadêmica ao PGD e que começará a ser discutido também em maio.

Com isso, a previsão é que entre os meses de maio e junho seja dado início às discussões dos planos gerenciais de cada uma das diretorias e dos seus respectivos setores, assim como também aos planos individuais de trabalho dos servidores. Isso incluirá, por exemplo, as definições de processos de trabalho, atividades, horários, formatos de entregas e acompanhamento pelos gestores.

O cronograma completo de planejamento e providências para adesão ao PGD será divulgado aos servidores ao longo do mês de abril.