Pós-graduações do IMD recebem boas avaliações na quadrienal da Capes

Resultados validam qualidade do ensino de pós no Instituto
22-09-2022 / ASCOM
Pós-Graduação Formação

Dois programas de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) receberam nota 4 na avaliação quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo, que avalia a qualidade dos cursos de pós-graduação de todo o Brasil, teve seu resultado publicado na semana passada.

A nota foi atribuída aos Programas de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI/IMD) e em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE/IMD). Para este, a avaliação quadrienal foi a primeira. Já para o PPgTI, o resultado representa um crescimento do seu conceito – antes avaliado com nota 3.

Os programas de pós-graduação que possuem apenas mestrado, como é o caso do PggITE e PPgTI, tem cinco como nota máxima na avaliação da Capes. Já para programas que também têm cursos de doutorado, essa avaliação pode chegar até 7.

Segundo o professor Eiji Adachi, coordenador do PPgTI, as notas atribuídas aos cursos do IMD significam que os programas foram vistos como iniciativas de ensino consolidadas (nota 4). As notas máximas da CAPES (6 e 7), por sua vez, são atribuídas apenas a pós-graduações com alcance internacional.

Reconhecimento

Para Eiji Adachi, o fato do PPgTI ter subido da nota 3 para 4 é uma constatação e reconhecimento da CAPES frente ao trabalho desenvolvido pelo IMD ao longo dos anos.

“Nós temos uma boa formação de alunos, docentes com bom engajamento em pesquisa e desenvolvimento, boa produção e ações de impacto na região”, avalia o professor.

Ainda segundo o docente, “a nota 4 é um pré-requisito da CAPES para a submissão de proposta de curso de doutorado. Então estamos muito empolgados com a nota 4 e com a possibilidade de termos, em breve, um doutorado profissional no PPgTI”.

Criado em 2014, o programa antes era chamado de Pós-graduação em Engenharia de Software. Nesse período, o curso recebeu sua primeira avaliação da CAPES, a qual orientou os docentes a repensarem o equilíbrio das linhas de pesquisa utilizadas na pós.

O resultado disso foi uma reestruturação do curso, mudanças que garantiram a subida do conceito do PpgTI segundo os critérios da CAPES, explica Adachi.

Garantia de qualidade

Um dos objetivos das avaliações da Capes é contribuir com a garantia de qualidade dos cursos de pós-graduação do país. No âmbito do PPgITE, os colaboradores do IMD comemoram o fato desse reconhecimento ter ocorrido já na primeira avaliação do curso.

“Isso só mostra o bom desempenho dos professores e estudantes da pós-graduação. Eles se dedicaram para promover a qualidade do programa e a consolidação na área de inovação e tecnologia educacionais”, compartilha Dennys Leite, coordenador do PPgITE.

Segundo o docente, a relevância externa do programa foi o ponto mais bem avaliado pela CAPES, chegando a quase atingir nota máxima no quesito “impacto na sociedade”. Além disso, com a nota 4, o próximo passo da equipe do PPgITE é solicitar a abertura de um curso de doutorado.