IMD recebe visita do secretário especial Rogério Marinho e do investidor André Street

Universidade apresentou ações promovidas pelo IMD e oportunidades trazidas pelo Parque Tecnológico
29-01-2020 / ASCOM
Visita

 

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a visita do titular da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Governo Federal, Rogério Marinho, e do empresário André Street, fundador da empresa Stone – startup de processamento de cartões de crédito.

Conduzida pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz, e pelo diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, a visita – ocasionada a convite da Universidade – teve por objetivo apresentar aos convidados as ações desenvolvidas no âmbito do Instituto e estabelecer contatos iniciais para possíveis cooperações entre o IMD e o grupo Stone.

Dividida em dois momentos, a visita iniciou-se com uma reunião voltada à apresentação, feita por Ivonildo Rêgo, a respeito do Instituto, desde a formação oferecida – do nível técnico até as pós-graduações – até projetos e ações levados a cabo pelo Parque Tecnológico Metrópole Digital e pela incubadora de empresas Inova Metrópole.     

PAX

Além da explanação sobre o Instituto, também foi realizada uma apresentação aos convidados sobre o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), desta vez conduzida pelo reitor da UFRN, Daniel Diniz.         

No momento seguinte, o fundador da Stone foi convidado a conhecer as instalações do IMD, com ênfase na estrutura física e formativa da incubadora de empresas e do Parque Tecnológico, sendo acompanhado pela gerente executiva da Inova Metrópole, Íris Pimenta, e pelo diretor do Parque Tecnológico, Rodrigo Romão.   

Também estiveram presentes durante a visita o vice-diretor do IMD, professor Adrião Duarte, a coordenadora do PAX e ex-reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, o diretor de tecnologia da informação do IMD, Itamir Barroca Filho, o pró-reitor de extensão da UFRN, Aldo Aloísio Dantas da Silva, e a equipe assessora dos convidados.   

Consolidação

Ex-deputado federal, Rogério Marinho acompanhou o processo de criação do IMD, sendo responsável por direcionar emendas parlamentares para consolidação do Instituto. Em sua avaliação, o Instituto se trata, atualmente, de um projeto que orgulha o estado, pois gera inovação e atua levando em consideração os talentos em Tecnologia da Informação (TI). 

“Eu não tenho dúvidas de que ao longo dos anos o IMD vem se consolidando como o ‘alicerce’ da indústria de transformação de tecnologia do Rio Grande do Norte. A nossa vinda aqui é a busca permanente de parcerias que permitam o crescimento e o amadurecimento de um projeto tão importante para o estado”, afirmou o secretário especial.    

Já para o investidor André Street, as ações desenvolvidas pelo Instituto são “bastante diferentes” das quais ele já conhecia em outros estados brasileiros. Segundo o fundador da Stone, o IMD está preparado para receber pessoas de outros lugares do país e do mundo para conhecer suas empresas e projetos. Além disso, Street ainda afirma que deseja estabelecer parceria entre a Stone e o Instituto.

“A Stone vai vir para com seus executivos para conhecer o IMD, para ‘olhar’ o que se pode desenvolver em termos de tecnologia, em capacidade de empregabilidade aqui na região. A gente precisa diversificar os grupos de tecnologia, precisamos ter mais desenvolvedores no Brasil todo. Então eu acho que Natal pode ser um importante polo no futuro para nós. E não só para nós. Eu acho que se a gente vier para cá, de alguma maneira outras empresas podem se inspirar nesse movimento e sair do eixo Rio-São Paulo”, destaca o empresário.     

Itinerário

Além da visita ao IMD, o secretário especial e o investidor visitam o estado a convite da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O itinerário dos convidados no estado potiguar envolve uma passagem nas oficinas de costura que fazem parte do Programa de Industrialização do Interior (Pró-Sertão), no município de São José do Seridó, e uma reunião com empreendedores da região.