IMD lança novo centro de excelência em tecnologias avançadas

Com quatro laboratórios, LANCE foi criado em parceria com Lenovo, num investimento de R$ 18 milhões
23-04-2024 / ASCOM
Pesquisa

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai inaugurar, no próximo dia 26, às 16h, o Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE), um centro de excelência em tecnologias avançadas voltado para projetos de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Dispondo de um rico ecossistema tecnológico, o centro vai apoiar pesquisas nas áreas de Redes Móveis (5G e 6G), Aplicações Inteligentes e Imersivas, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas, além de outros campos futuristas.

O LANCE ocupa um andar inteiro no prédio do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), disposto em uma área total de 330m2, no campus central da UFRN. Sua criação é resultado de um investimento de cerca de R$ 18 milhões, realizado pela empresa Lenovo do Brasil, através de incentivos fiscais da Lei de Informática.

A estrutura deve dar suporte aos projetos realizados em parceria entre a UFRN e várias instituições de tecnologia (big techs, universidades, núcleos de pesquisa, etc.), além de apoiar futuros projetos de PD&I com empresas e setor público e pesquisas da universidade como um todo.

Laboratórios

O LANCE compreende um conjunto de quatro laboratórios: o de Inovação em Inteligência Artificial; o de Serviços e Aplicações da Internet do Futuro; o de Tecnologias Educacionais Assistivas e Multimídia; além do Lenovo Accessibility Lab.

Sua estrutura tecnológica inclui três redes sem fio convergentes (duas 5G privadas e uma WiFi6), uma nuvem privada de 20 servidores, uma rede de dados ótica de 14 switches totalmente definida por software e uma plataforma de testes completa para casos de usos diversos, além de dispositivos inteligentes como óculos de realidade aumentada, kit de internet tátil e luvas inteligentes.

A equipe que atua no LANCE conta com pelo menos 50 profissionais, entre pesquisadores e bolsistas e estudantes, que se capacitaram atuando na prática em diversos projetos de PD&I. Dentre as áreas de atuação da equipe estão as de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica.

Marco

“O LANCE foi concebido sob a missão de impulsionar o avanço das tecnologias mais recentes em diversos campos da TI e estimular a colaboração entre pesquisadores e instituições. Para isso, projetamos um ambiente dotado de um rico ecossistema de tecnologias, que representa um marco significativo tanto para a UFRN e o Rio Grande do Norte como para o país”, afirma o diretor do Centro, professor Augusto Venâncio Neto.

Ele explica que a infraestrutura tecnológica e de pesquisa trazida pelo LANCE deve “colocar a UFRN no radar mundial das iniciativas de desenvolvimento das tecnologias futuristas, que são aquelas que estão ultrapassando as fronteiras atuais da inovação e do progresso tecnológico, como é o caso da Inteligência Artificial, do 5G e da Realidade Virtual e Aumentada”.

O docente ainda ressalta que tudo isso deve trazer impactos positivos e significativos para o setor produtivo. “Um aspecto crucial do nosso trabalho é o estímulo ao desenvolvimento econômico e tecnológico da região. Ao atrair grandes empresas da área de TI para o estado, o LANCE vai contribuir para a criação de um ecossistema vibrante de inovação e empreendedorismo”.

Conquista

Para o diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, o novo centro de pesquisas “representa uma grande conquista para o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte na área de Tecnologia da Informação”.

Ele lembra que o LANCE “é fruto de uma parceria bem-sucedida com a big tech Lenovo, que se associou ao Instituto através da liderança do professor Augusto Venâncio Neto e de um grupo de pesquisadores da UFRN e de outras instituições. Foi isso o que permitiu que tivéssemos agora um dos mais importantes conjunto de laboratórios para áreas como Redes Avançadas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual”.