Coincitec se reúne no IMD e apresenta oportunidades para pesquisa e inovação no RN

Reunião aborda investimentos de até R$ 300 bilhões para projetos tecnológicos inovadores
27-03-2024 / ASCOM
Evento TI Inovação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou, na manhã desta quarta-feira (27), a primeira reunião ordinária do ano da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec). Vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), a comissão é integrada por diversas entidades do setor público e privado do estado e dá suporte a uma série de soluções que permeiam os eixos de inovação, ciência e tecnologia da entidade. O encontro serviu para apresentar e atualizar uma série dessas iniciativas.

Iniciado às 8h30, na sede do IMD, o evento pautou discussões sobre ações de fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), como foi o caso do projeto Conexão Empreendedora, além de outras atividades inovadoras para promover a economia potiguar, entre outros assuntos.

Os participantes foram recebidos pelo diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, que aproveitou a oportunidade para apresentar brevemente o IMD e as iniciativas de empreendedorismo inovador que acontecem na sede do Instituto, com destaque para a incubadora de empresas – que atualmente abrange 38 negócios residentes.

Em seguida, o presidente da Coincitec, Djalma Barbosa, apresentou diferentes propostas previstas para este ano. Uma delas é o Nova Indústria Brasileira (NIB), da Finep, projeto que prevê um alto investimento, de R$ 300 bilhões, para instituições e ações de pesquisa e inovação em todo o Brasil ao longo de quatro anos.

Nessa iniciativa, o financiamento será para propostas em áreas como Inteligência Artificial (IA) para Saúde, combustíveis sustentáveis, mineração, agro, telemedicina, conectividade 5G, entre outras.

Além disso, também foram apresentados projetos que unem o setor produtivo às Instituições de Ciência e Tecnologia, como as universidades. Segundo Barbosa, a previsão da Finep é que sejam feitas 11 chamadas de fluxo contínuo, todas voltadas a iniciativas nos campos de Agronegócio, Saúde, Mobilidade Urbana, Tecnologias Digitais, entre outros.

Ainda em sua exposição, Barbosa também explicou sobre o Conexão Empreendedora, programa que surge para fomentar pesquisas aplicadas e a criação de soluções que atendam às necessidades do mercado brasileiro.

Ao fim da reunião, os participantes puderam destacar outras ações e programações para este ano, como projetos feitos com o IMD para desenvolver a indústria têxtil local e o evento de empreendedorismo Future-se 2024, que acontece nos próximos dias 4 e 5, no Centro de Convenções de Natal.

ProtoLab

Além das iniciativas mencionadas durante a reunião, o evento também contou com uma breve apresentação do Laboratório de Prototipagem do IMD (ProtoLab/IMD), conduzida por seu coordenador Luiz Eduardo Cunha Leite, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN).

A fala serviu como introdução para um momento posterior, quando todos os presentes na reunião puderam visitar fisicamente o laboratório e outras dependências do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI/IMD). A proposta foi mostrar as possibilidades que esse espaço oferece para instituições interessadas em serviços de prototipagem – como a criação de placas de circuito impresso, impressão 3D e usinagem mecânica.

“É muito comum que empreendedores queiram criar algo novo, mas sem possuir o conhecimento e habilidade técnica de engenharia necessários. Então nossa proposta é viabilizar o empreendedorismo em diversas áreas por meio disso, oferecendo nosso serviço de prototipagem ao mercado”, explica Leite.

Inserido em um novo contexto, o da Rede Potiguar de Laboratórios de Prototipagem – feito em parceria com Fiern, Sebrae, Finep e o Laboratório de Manufatura da UFRN (Labman) –, o ProtoLab deverá receber investimentos para garantir sua ampliação física, bem como ampliar os serviços oferecidos e a aquisição de novos equipamentos e profissionais.