Docente do IMD é selecionado para Bolsa de Produtividade do CNPq

Professor Renan Moioli integra o Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PpgBioinfo) da UFRN

O professor Renan Moioli, do Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi um dos docentes da UFRN contemplados neste mês com uma Bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O docente conduz uma série de pesquisas no campo da Inteligência Artificial (IA) aplicada à Bioinformática e, segundo ele, o reconhecimento representa uma oportunidade para o fortalecimento do PPgBioinfo e para toda a Universidade enquanto instituição científica. Além de Renan Moioli, outros 40 professores da UFRN foram contemplados com bolsas de produtividade concedidas pelo CNPq.

“Nós, professores, recebemos bastante incentivo para nos candidatarmos nesse processo, especialmente porque o número de docentes com essa bolsa serve como ponto positivo para a avaliação da CAPES quanto à excelência da pós-graduação. Quanto mais docentes com a bolsa, maior é a chance do programa ser bem avaliado", explica Moioli.

A seleção realizada anualmente pelo CNPq leva em conta critérios relacionados a ações acadêmicas como publicação de artigos, orientações de alunos, recebimento de prêmios e participação em inovações. O objetivo é reconhecer o mérito acadêmico de pesquisadores brasileiros e também de favorecer a condução de estudos científicos, já que o valor da bolsa deve ser investido em atividades a projetos de pesquisas integrados pelos docentes.

Atualmente, o PPgBioinfo – detentor de um dos poucos cursos de mestrado e doutorado em Bioinformática do país – é avaliado como nota cinco pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma das melhores avaliações atribuídas aos cursos de alcance nacional.