Startup Ycodify é selecionada para quarta fase do programa Catalisa

Empreendimento é incubado no Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais da U
21-03-2024 / ASCOM

A startup Ycodify, que foi criada a partir de um projeto de mestrado no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aprovada neste mês na 4ª fase do Programa Catalisa, do Sebrae nacional, que visa impulsionar a inovação aberta em diversos setores da economia brasileira.

Com a seleção, a Ycodify receberá um investimento de R$ 117 mil. A verba será utilizada para finalizar o desenvolvimento de uma plataforma low-code para automação de negócios e impulsionar sua comercialização.

A empresa é incubada no Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS), que integra o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Plataforma

O serviço da empresa se constitui em uma plataforma de programação low code que permite o desenvolvimento backend de softwares e aplicativos de maneira até dez vezes mais rápida, com uma redução de até 60% no prazo de entrega e a consequente diminuição de custos.

A plataforma se destaca por oferecer recursos de segurança avançados, escalabilidade, gestão de usuários e funções, programação de regras de negócio e gestão automática de infraestrutura de bancos de dados. O objetivo é transformar o desenvolvimento de software em uma tarefa mais intuitiva, rápida e econômica.

Conquista

A conquista no Catalisa é resultado de um longo processo, segundo conta o diretor da startup: “O programa dividia-se em quatro etapas, e a Ycodify superou todas elas com êxito," diz Júlio Gustavo da Costa, idealizador da tecnologia. “Ao longo do processo, aprendemos muito sobre empreendedorismo e aprimoramos nosso modelo de negócio”, lembra ele.

Samuel Xavier, que é sócio da empresa e professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da UFRN, destaca a importância do programa para a Ycodify. “Agora, com os recursos do programa, poderemos concluir a tecnologia e iniciar a comercialização do nosso serviço", diz ele. “Além de tudo, tivemos a oportunidade de conhecer e aprender com outros empreendedores e especialistas, o que foi crucial para o nosso crescimento”, conta.

 

Outras Notícias