Alunos e egressa do IMD são premiados em evento internacional de educação

Softwares ganham 2º e 3º lugar durante 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação
03-01-2024 / ASCOM
Evento Premiação

Dois alunos e uma egressa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) receberam premiação por seus trabalhos científicos apresentados na 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). O evento, realizado no último mês em Natal, reuniu profissionais de diferentes países para uma semana de debates sobre os avanços da tecnologia aplicada à área da Educação.

Os trabalhos receberam prêmios de segundo e terceiro lugar e apostam em propostas diferentes em Educação, cada um com um modo diferente de facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da tecnologia.

O projeto que ocupou o segundo lugar é o software Multiquest, dos alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do IMD, Francelmo Guimarães e Antônio Augusto de Lima Silva.

O sistema, cujo desenvolvimento foi acompanhado pela docente do IMD Isabel Nunes, funciona como uma plataforma de questões adaptável ao perfil do aluno, com simulados e perguntas customizáveis conforme a opção do usuário.

Já o terceiro colocado da premiação da TISE foi o Observatório da Formação Docente Continuada (ObFoCo), da aluna egressa do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao IMD, Cristiane Clébia Barbosa.

Com orientação da professora Cibelle Amorim Martins, Barbosa criou um sistema capaz de computar e avaliar as demandas por formação de docentes, apontando que assuntos e formatos são mais procurados por professores, segundo seus locais de atuação.

Francelmo de Farias e Cristiane Barbosa, premiados pela TISE 2023
Francelmo Guimarães e Cristiane Clébia Barbosa, segundo e terceiro lugares na TISE 2023

Neste ano, a TISE 2023 contou 136 trabalhos acadêmicos submetidos, oriundos de países como Colômbia, Chile, Uruguai e Portugal. Em três dias de programação, a Conferência também reuniu convidados e profissionais de renome tanto nacional como internacional, atuantes em áreas como inovação educacional, informática na educação, inclusão digital, entre outros.

ObFoCo

Segundo Cristiane Clébia Barbosa, a ideia de criar o ObFoCo surgiu durante o seu curso de mestrado no PPgITE, em 2019. A proposta é orientada por uma demanda: “como planejar e ofertar cursos de formação docente continuada que estivessem mais sintonizados com a demanda e com a realidade do espaço escolar”, conta ela.

Dessa forma, foi criado um sistema que coleta dados de necessidades formativas, com a especificidade de ser constantemente atualizado pelos próprios docentes.

“A ideia é que, após o preenchimento e processamento dos dados, o sistema apresente as demandas de formação apontadas pelos docentes em cada região da cidade, facilitando para instituições ofertarem cursos de acordo com a necessidade dos professores e sua localização de atuação”, explica Cristiane.

Além disso, o sistema também permite a criação de relatórios de demandas organizados por área de conhecimento, região e modalidades de cursos.

Multiquestion

Já sobre a solução classificada em segundo lugar na TISE 2023, o Multiquestion, o aluno do BTI, Francelmo Guimarães, conta que a proposta nasceu durante a disciplina de Processo de Desenvolvimento de Software Educativo, ministrada pela professora Isabel Nunes.

“Vimos a necessidade de um sistema que facilitasse a personalização do estudo para o aluno, em que ele pudesse criar seus próprios exercícios com base em um banco de questões, conforme seu ritmo de estudo, sem depender apenas da aplicação do professor”, explica ele.

O Multiquestion permite a criação de simulados individuais e, se aplicado em sala de aula, possibilita aos docentes visualizarem o desempenho de seus alunos durante a aplicação de exercícios. O software também conta com pequenos fóruns organizados por questão, o que facilita o feedback entre aluno e docente.

Segundo Guimarães, a inspiração para a criação do Multiquestion vem de outro software, aplicado na própria UFRN, o Multiprova.