Egressos do IMD se classificam para etapa internacional de maratona de programação

Time foi um dos 15 selecionados e representará UFRN em competição no México
25-10-2023 / ASCOM
Premiação Reconhecimento

Três egressos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), classificaram-se na etapa final da Maratona SBC de Programação, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com o resultado, o grupo segue para disputar etapa internacional (Campeonato Latino-Americano) da International Collegiate Programming Contest (ICPC), em Guadalajara, México.

A Maratona é conhecida como a maior competição de programação universitária do Brasil e sua fase final ocorreu entre os dias 19 e 21 de outubro, em Chapecó (SC). Foram 15 times selecionados na final – entre 65 grupos competidores – e, desde a primeira fase, a seletiva contou com mais de 700 equipes concorrentes.

Compõem o time da UFRN João Victor Aquino, Camila Souza e Ranna Costa, hoje alunos do Bacharelado em Ciências da Computação (BCC/UFRN). Os discentes receberam treinamento de três treinadores: Carlos Prolo e Rafael Gomes, professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN), e Sérgio Medeiros, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

A final nacional da maratona contou com uma prova que abordou diferentes áreas da programação e consistiu em um desafio, de até cinco horas, que exigiu dos participantes a resolução do maior número possível de problemas usando computador e materiais impressos.

Nos últimos 10 anos, a UFRN já figurou o pódio da Maratona em colocações, alcançando medalha de prata (2017) e bronze (2021, 2016 e 2015). Neste ano, dividem a lista dos 15 times selecionados no Brasil instituições como as Universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outros.

Maratona

Em atividade desde 1996, a competição nacional marca tanto o fim da Maratona SBC de Programação – cuja primeira fase ocorreu em 2 de setembro deste ano – como também o ingresso dos times brasileiros nas disputas a nível internacional, que compõem a maratona da ICPC.

Uma vez selecionado, o time agora se prepara para representar a UFRN (e o Nordeste brasileiro) em disputa com outros países, como México, Bolívia e outros latino-americanos. Essa etapa do Campeonato está prevista para acontecer entre os dias 14 a 19 de março de 2024.

Por sua vez, a final mundial deverá reunir grupos de todo mundo, oriundos da Ásia, África, Europa e Américas, e também está previsto para o próximo ano.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.