Aluno faz aplicativo que calcula notas ponderadas do Curso Técnico do IMD

App está pronto para uso e disponível de forma gratuita na Google Play
21-09-2023 / ASCOM
Curso Técnico Inovação

Pensando em facilitar a experiência acadêmica de seus colegas, Lucas Toshio, discente dos Cursos Técnicos em TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), no polo Natal, desenvolveu um aplicativo que calcula as notas ponderadas do curso.

A aplicação é fruto de uma percepção de Toshio quanto à dificuldade dos colegas em calcular suas notas no fim do semestre. “Percebi que muitos colegas tinham dificuldades para calcular suas notas. Eu já tinha uma planilha que fazia esse cálculo, mas pensei em criar algo que fosse mais intuitivo, que tivesse uma estética mais interessante”, comenta o criador do aplicativo.

O app está disponível gratuitamente para dispositivos Android e recebe o nome de “Média ponderada IMD”. Na plataforma, é possível aos usuários inserirem notas e pesos correspondentes, de modo que o aplicativo gere o resultado final de forma rápida e simplificada.

Toshio também conta que o sistema foi desenvolvido por conta própria, mas contou com o incentivo e apoio da professora Amanda Maria, coordenadora da equipe de desenvolvedores (devs) do Obama – projeto do IMD voltado ao ensino de matemática por meio de recursos tecnológicos.

“Eu gostei tanto de fazer o aplicativo que resolvi abrir uma conta de desenvolvedor do Google e disponibilizar isso de forma gratuita. Foi muito interessante desenvolver um aplicativo por inteiro”, comenta o aluno.

Cursos Técnicos

Com grade curricular com carga horária variável – entre 1 mil e 1,2 mil horas – os Cursos Técnicos contam com atividades semipresenciais, oferecidas tanto a distância (on-line) como presencialmente.

Durante toda a formação, os alunos recebem acompanhamento de profissionais do IMD, responsáveis por conduzir atividades pedagógicas e oferecer conteúdo de maneira flexível e direcionada.