Docente da UFRN é homenageada por gestores de TI das Ifes

Professora do IMD, Apuena Gomes teve papel destacado em entidade que reúne dirigentes da área
29-06-2023 / ASCOM
Inovação Reconhecimento

A professora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e ex-superintendente de Tecnologia da Informação da Universidade, Apuena Vieira Gomes, foi homenageada na semana passada durante o Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES).

O evento é promovido anualmente pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), órgão que integra a Andifes. A homenagem foi feita em reconhecimento aos anos de participação da docente na coordenação geral do CGTIC e de seu papel destacado em ações da entidade que tiveram impacto nacional.

A professora Apuena Gomes faz parte do quadro docente da UFRN há 16 anos e esteve à frente da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da universidade entre 2015 e maio deste ano. Ela foi a primeira mulher a dirigir a STI na UFRN e, até maio, era uma das três dirigentes do gênero feminino a integrar o Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação, dentre um total de 60 membros em todo o país.

A CGTIC teve papel fundamental em ações como a criação do Diploma Digital, que proporciona a emissão de diplomas para concluintes de cursos de graduação em todo o Brasil, de forma gratuita e segura. O projeto foi idealizado no Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação e atualmente é mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Outra iniciativa que nasceu dentro CGTIC foi a distribuição, durante a pandemia, de chips de dados para alunos das universidades públicas, de modo a que tivessem acesso à internet e pudessem participar das atividades de ensino.

A entidade ainda vem tendo papel preponderante no Projeto de Transformação Digital, que se constitui em um processo de parceria entre as universidades federais para o compartilhamento de soluções integradas visando a digitalização e disponibilização de serviços públicos dessas instituições no portal gov.br. O projeto é mantido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.