Equipe da UFRN participa da final da Maratona SBC de Programação

Evento aconteceu em meados deste mês, em Campo Grande (MS)
29-03-2023 / ASCOM
Evento

Uma equipe da UFRN participou da edição deste ano da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo chegado à final do evento e se classificado em terceiro lugar, entre as equipes da região Nordeste, e na 14º colocação entre todas as 60 equipes participantes de todo o país. O evento em Campo Grande (MS), entre os dias 16 e 18 de março.

Coordenada pelos docentes Sérgio Queiroz de Medeiros (Escola de Ciência e Tecnologia), Rafael Beserra Gomes e Carlos Augusto Prolo (ambos do Departamento de Informática e Matemática Aplicada), a equipe foi formada por três estudantes, também oriundos de diferentes curso da Universidade. Os integrantes foram Paulo Vitor Lima Borges (Tecnologia da Informação), João Victor Malheiros e Paulo Augusto Medeiros (ambos de Ciências da Computação).

A UFRN já conseguiu bons resultados em 16 participações na final da maratona de programação: 1 medalha de ouro, 3 de prata e 5 de bronze. Além disso, uma equipe da Universidade conseguiu ir à final mundial duas vezes (2016 e 2017).

Segundo o professor Rafael Beserra, grandes empresas de tecnologia veem com bons olhos alunos que foram bem nessas competições. “É bastante comum alunos que se destacaram na maratona nacional conseguirem vagas nessas empresas. Temos vários exemplos de ex-competidores que fizeram graduação na UFRN e estão ou passaram por grandes empresas como Google, Microsoft e Meta”, comenta o docente.

A maratona se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, tendo por objetivo promover, junto aos estudantes, a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Além disso, o evento também abre portas para competições internacionais, já que o time campeão garante vaga na final mundial do International Collegiate Programming Contest.