Congresso Brasileiro de Informática na Educação premia trabalhos do PPgITE

Software e artigo realizados por alunas de mestrado do IMD ganharam destaque no evento
01-12-2022 / ASCOM

Texto: Cecília Costa

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) premiou, em sua edição deste ano, dois trabalhos acadêmicos realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Um deles foi o artigo “Alfalibras: um software educativo para alfabetização bilíngue de crianças surdas”, que venceu em primeiro lugar o “Concurso de Software Educacional -  AppsEdu”. O trabalho é oriundo da dissertação da estudante egressa do PPgITE Débora Azevedo, sob orientação da professora Flávia Viana.

O outro reconhecimento foi para o artigo “A cultura maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura”.

O paper, que foi vencedor do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, também no âmbito da edição deste ano do CBIE, faz parte da pesquisa de mestrado da aluna do PPgITE Maressa Sousa, orientanda da professora Apuena Gomes.

Aplicativo

Comentando sobre o aplicativo Alfalibras, a professora Flávia Viana destaca que “o software traz um impacto social e educacional grande para o processo de ensino-aprendizagem de crianças surdas”. Ela também explica a importância da participação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação no que diz respeito à solução tecnológica criada pela estudante egressa do PPgITE.

“No evento, nós participamos de todo um movimento sobre o produto, como oficina e apresentações sobre o aplicativo. Vimos o quanto ele tem potencial para ser utilizado, inclusive em outros contextos que não só a educação básica”, afirmou ela.

Já a estudante Maressa Sousa conta que ficou feliz e agradecida pelo reconhecimento nacional do artigo apresentado. “O prêmio me proporcionou ter mais confiança em dar continuidade e evoluir com a minha pesquisa. Sem dúvida foi uma grande conquista”, comemorou.

Relevância

Esse é o principal evento nacional de informática na educação, talvez até da América Latina. O fato desses trabalhos serem premiados mostra a relevância e a pertinência do que estamos produzindo para a comunidade acadêmica científica e para a sociedade”, destaca o coordenador do PPgITE, professor Dennys Leite.

Ele ainda lembra o impacto social das duas pesquisas, indicando que os resultados de ambas podem ser empregados, de maneira inclusiva e acessível, em escolas públicas da educação básica. Dennys Leite explica que a premiação terminou por representar as duas linhas de pesquisa do Programa.

“Enquanto Débora foi premiada por um produto desenvolvido na linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, Maressa recebeu o reconhecimento pelo mapeamento que realizou de trabalhos sobre cultura maker e alfabetização, no âmbito da linha de Práticas com Tecnologias Educacionais”, conta Leite.