Metrópole Digital forma 161 novos técnicos em TI

Instituto promove, neste fim de ano, colações de grau em Natal e nos polos do interior do RN
18-11-2022 / ASCOM
Curso Técnico Colação

Em clima de confraternização e felicitações, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está promovendo, até o dia 12 de dezembro, a colação de grau anual de seus Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação. Os encontros marcam a formatura de 161 alunos, oriundos de Natal e do interior do estado.

Os primeiros eventos ocorreram ontem (17), nas cidades de Angicos e Mossoró, e formaram 27 novos técnicos. Nesta sexta-feira (18), o IMD certificou mais 16 alunos, oriundos de Pau dos Ferros e Caicó, e, em Natal – onde há maior número de formandos (118) –, a colação acontecerá no dia 12 de dezembro.

Para o coordenador, professor Marcel Oliveira, a formatura dos novos técnicos em TI representa mais um passo para a consolidação da missão do Instituto.

“Se antes a missão do IMD era criar um polo de TI para o RN, hoje, com a criação desse ecossistema, nossa proposta é promover mais capital humano para aumentar o potencial desse polo, o Metrópole Parque”, comenta Oliveira.

Essa é a 11ª conclusão dos Cursos Técnicos do IMD. De 2011, quando a iniciativa registrou sua primeira certificação, até hoje, já foram mais de 1,3 mil alunos formados.

Formação

Oferecida no formato semipresencial, com encontros semanais, a formação técnica do IMD possibilita o ensino tecnológico em até seis ênfases (aplicações tecnológicas), com carga horária variável de 1 mil a 1,2 mil horas.

Nessas especialidades, as colações de grau que acontecem no final deste ano formam 12 alunos em Automação Industrial, 16 em Eletrônica, 12 em Jogos Digitais, 57 em Informática para Internet e 64 em Redes de Computadores.

Toda essa formação contribui, segundo Marcel Oliveira, para a inserção de um número cada vez maior de profissionais no mercado de trabalho.

“As perspectivas para esses alunos são as melhores possíveis. Acompanhei testemunhos de vários alunos no interior e muitos já estão empregados ou cursando uma graduação na área. Com um mercado aquecido como o que temos, com centenas de milhares de vagas ociosas, esses egressos podem ter a certeza de que vão conseguir oportunidades, o que implica, inclusive, em melhores salários”, comenta Marcel Oliveira.

Os Cursos Técnicos do IMD são financiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).