PPgITE encerra hoje workshop sobre novas metodologias de ensino

Evento ocorreu na sede do IMD, reunindo dezenas de alunos de graduação, pós-graduação e educadores
23-09-2022 / ASCOM
Tecnologias Educacionais PPGITE

O Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), encerrou nesta sexta-feira (23) o VI Workshop sobre Inovação com Tecnologias Educacionais (WITE), no auditório 205 do IMD.

O evento, que foi aberto ao público interno e externo à UFRN, recebeu cerca de 100 participantes ao todo, entre eles, alunos de graduação, pós-graduação, educadores e pessoas interessadas na temática.

A programação do workshop foi dividida em dois dias, 17 e 23 de setembro, com oficinas sobre Cultura Maker, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais e Ensino Híbrido, conduzidas pelos estudantes do PPgITE.

Para Dennys Leite Maia, coordenador do PPgITE, o workshop foi positivo para os alunos do Programa. “Percebemos como eles se apropriaram dos temas, planejaram as metaoficinas e a execução superou as nossas expectativas”, conta.

Além disso, de acordo com Dennys Leite, na proposta de metodologia ativa de ensino, o produto final é importante, no entanto, o processo é ainda mais. “Pudemos acompanhar a progressão que os alunos obtiveram na aprendizagem e percebemos que isso poderá ser levado para experiências fora do Programa”.

A oficina sobre Robótica Educacional finalizou o evento. Na dinâmica, os participantes receberam problemas do dia a dia para serem resolvidos, em grupo, com o uso da robótica na prática. Além disso, eles precisaram criar, a partir de materiais reciclados, tais soluções.

Coordenado pelos docentes Lucélio Dantas de Aquino, Dennys Leite Maia e Maria Cristina Leandro de Paiva, o evento foi realizado a partir da disciplina Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem, do Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais.

Impacto social

Dennys Leite conta que, além do ponto de vista pedagógico, há o impacto social, por conta do caráter extensionista do evento. “A maioria dos participantes são professores ou coordenadores de escolas da educação básica. É um retorno à sociedade”, afirma.

O coordenador do PPgITE relembra a recente conquista do Programa em sua primeira avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPgITE recebeu nota 4. A escala de avaliação, para programas de pós que possuem apenas o curso de mestrado, vai até a nota 5.

“Um dos aspectos em que a Capes destaca bastante no processo de avaliação é o impacto social. Podemos dizer que é um círculo virtuoso em relação ao impacto e a formação de profissionais voltados à inovação”, ressalta o coordenador.