IMD retoma aulas de Projeto de Inclusão Digital para Idosos

Encontros estavam suspensos em virtude da pandemia. Projeto atende 44 pessoas com mais de 60 anos
20-09-2022 / ASCOM
ProEIDI Formação

Após intervalo de dois anos, ocorrido em virtude da pandemia de Covid-19, o Projeto de Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), retornou suas atividades de forma presencial no último sábado (17).

Atualmente, o projeto atende 44 estudantes, todos com mais de 60 anos, distribuídos em quatro turmas. A maioria dos integrantes é oriunda da primeira turma de 2020 – interrompida em março daquele ano – e o restante é composto por pessoas que entraram através de lista de espera.

A iniciativa tem por objetivo oferecer ao público idoso formações sobre utilização de smartphones e redes sociais, como Instagram e Whatsapp.

As aulas do ProEIDI acontecem todos os sábados e o projeto permanece sendo totalmente gratuito. Mais informações estão disponíveis no site do projeto, bem como no e-mail inclusaodigital@imd.ufrn.br e pelo telefone 3342-2216 (ramais 138, 204 e 114).

Pandemia

A professora Isabel Nunes, coordenadora do projeto, conta que, durante a pandemia de Covid-19, o ProEIDI ainda realizou lives em seu canal do YouTube.

No entanto, segundo a docente, ainda existia certa dificuldade no acompanhamento desse conteúdo por parte dos idosos, dada a não familiaridade desse público com a plataforma.

“Eles sentiram bastante a necessidade de usar as tecnologias digitais, porque viram como a gente, mesmo em casa e longe de outra pessoa, conseguia, por meio das tecnologias, entrar em contato através de videochamada. Essas ações foram uma forma deles se sentirem menos sozinhos”, conta Isabel Nunes.