Estudantes do IMD têm projetos selecionados para 1ª fase do Centelha

Previsto para acontecer até o final do ano, programa oferecerá aos finalistas R$ 40 mil de subvenção
15-09-2022 / ASCOM
Inovação Edital

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foram selecionados para participar da primeira fase do Programa Centelha, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores.

Os projetos aprovados foram desenvolvidos nas disciplinas Lançamento de Startups e Transformação Digital, ambas ministradas pelo professor do IMD Wesley Canedo e que têm como objetivo desenvolver negócios inovadores.

“A ideia dessas disciplinas é despertar ‘o empreendedor’ dentro de cada aluno, de forma a expandir o seu leque de opções profissionais. Para isso, o Centelha é primordial, pois ajuda a financiar oportunidades de estudantes que teriam dificuldade de tirar um projeto do papel de forma autônoma”, explica Canedo.

Na primeira fase do programa Centelha, denominada Inscrições de Ideias, são avaliadas as propostas cadastradas e as equipes participantes recebem uma série de capacitações de especialistas. Até o final do ano, o programa selecionará até 25 ideias, as quais receberão, cada uma, até R$ 40 mil de subvenção econômica.

Projetos

Um dos projetos selecionados foi a Plataforma para Pedidos sob Demanda por Impressoras 3D, que visa facilitar o acesso a impressões 3D pela comunidade em geral. A ideia foi criada pelos estudantes Lauro Araújo e Rafael Freire.

Já o segundo projeto, nomeado Finta: Fintando Obstáculos e Conectando Sonhos, visa criar um ambiente on-line que conecte clubes futebolísticos e jovens em busca de uma carreira nessa área. A estrutura do projeto foi idealizada pelo estudante Antônio Cleiton Lima.

Segundo Canedo, foram 11 ideias propostas em sala de aula e a todos os alunos das disciplinas foi dado suporte para a continuidade do desenvolvimento de seus projetos, aprovados ou não no Centelha.

“Tivemos um saldo muito positivo com essa ação. Até mesmo um grupo de alunos que não teve a ideia selecionada no programa já está sendo mentorado para amadurecer sua proposta, aumentando sua chance de aprovação em subvenções futuras”, comenta Wesley Canedo.

Programa Centelha

O Centelha é um programa que visa disseminar a cultura empreendedora no estado. As ideias e projetos selecionados recebem, desde a primeira fase, capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, no Rio Grande do Norte, é executada pela Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE).

Na última edição do edital, denominado Programa Centelha 1, foram submetidas 536 propostas, sendo 1,4 mil empreendedores capacitados e 15 startups apoiadas, das quais três são vinculadas à incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).