Docente da UFRN recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação

Professora Thaís Batista é coordenadora de núcleo de pesquisa do IMD e docente do DIMAp
16-08-2022 / ASCOM
Premiação Docência

A edição deste ano do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) concedeu o Prêmio Newton Faller para a professora da UFRN Thaís Vasconcelos Batista. Ela é coordenadora Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp).

O reconhecimento aconteceu no início do mês, durante a abertura oficial do Congresso, na cidade de Niterói (RJ). A premiação foi criada no ano 2000 com o objetivo de homenagear membros da Sociedade Brasileira de Computação que se destacaram ao longo de sua vida pela dedicação no exercício de serviços e atividades de interesse da entidade.

“Foi uma grande emoção receber o prêmio, dada a importância da SBC no cenário da Computação do Brasil, sendo a maior sociedade científica nessa área na América Latina. Também foi uma honra receber um prêmio que leva o nome de Newton Faller, um cientista que teve grande importância para o desenvolvimento da área no país, bem como estar no meio de diversas personalidades renomadas”, celebra a coordenadora.

Além da participação na cerimônia de abertura, os pesquisadores premiados foram convidados para realizar uma palestra que, no caso da professora Thaís Batista, tratou sobre o protagonismo da SBC nas múltiplas facetas de sua carreira, destacando a importância da entidade em seu próprio percurso de docente e cientista.

SBC

Fundada em 1978, a Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é uma sociedade científica sem fins lucrativos que tem relevante papel na definição de políticas de ciência e tecnologia no país e na América Latina. Também atua na disseminação do conhecimento através da promoção de eventos científicos, publicação de periódicos e manutenção da biblioteca digital da instituição.

Além disso, tem se destacado por ter representação ativa em diversos órgãos governamentais e em conselhos e fóruns científicos de indústrias e institutos de pesquisa. O tema escolhido para CSBC-22 foi “Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”.