IMD debate neurorobótica e indústria 5.0 em workshop

Evento apresenta principais resultados de pesquisas feitas em parceria com universidade britânica
20-04-2022 / ASCOM
Evento Inovação

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), sediou, nesta semana, o Workshop Internacional “Sociedade e Indústria 5.0 – Desafios e Perspectivas para Neurorobótica”. O evento, que aconteceu nos últimos dois dias, teve como principal objetivo discutir desafios e possíveis aplicações comerciais de pesquisa em neurorobótica.

Para isso, o encontro foi dividido em duas partes, sendo a primeira voltada à apresentação de uma série de resultados do projeto de pesquisa “Neuro4PD Neurorobotics Model of Parkinson’s Disease”, feito junto à Universidade de Edimburgo (Escócia). O objetivo principal do trabalho foi investigar como soluções de neurorobótica podem auxiliar o tratamento da Doença de Parkinson.

Além disso, ainda no primeiro dia, a professora Patrícia Vargas, da Universidade de Edimburgo, também ministrou uma palestra sobre questões éticas no convívio humano e cotidiano com robôs – temática cada vez mais abordada em todo o mundo.

Já em sua segunda parte, o evento trabalhou uma série de temas que dizem respeito ao setor industrial, especialmente no contexto de inovação promovida pelo que se conhece por Indústria 5.0. Para a ocasião, foram convidados diferentes membros do setor produtivo, com projetos de abrangência local, nacional e internacional.

Segundo Renan Moioli, coordenador do evento junto a Patrícia Vargas, a ideia de discutir neurorobótica e Indústria 5.0 no workshop surgiu tanto pelo encerramento do projeto Neuro4PD como pela abrangência e utilidade da temática para a oficialização de parcerias estratégicas.

“Esses temas abrangem aspectos comuns em diferentes áreas. Trabalhamos especificamente com neurorobótica, mas essa temática também se aproxima de teoria de controle, Inteligência Artificial (IA), comunicações e desenvolvimento em redes distribuídas. Há uma série de conhecimentos que toda a comunidade pode aproveitar e, de repente, prospectar algumas parcerias interessantes”, aponta Moioli.

Palestras

Durante o evento, pesquisadores, professores e empresários conduziram a apresentação de diferentes palestras. Vinculados ao projeto Neuro4PD, as apresentações abordaram temas como modelagem da Doença de Parkinson em animais e modelos neurorobóticos aplicáveis à Doença de Parkinson.

Além dessas, outras apresentações abrangeram assuntos como robótica aplicada a processos da indústria mineral e do petróleo, desafios e soluções para a sociedade inserida no contexto da Indústria 5.0, robótica de campo, desafios de controle de espaço aéreo, IA na indústria eólica, entre outros. Também foram apresentadas ações do projeto Everyday Robot, da gigante tecnológica Google.

O Workshop Internacional marcou o encerramento de um ciclo de pesquisa iniciado em 2019. O trabalho científico foi elaborado em conjunto por colaboradores de diferentes instituições – como UFRN, UFES, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Edimburgo – e receberam financiamento da Royal Society, instituição de fomento à Ciência do Reino Unido.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do site oficial.