Ecossistema de Inovação da Grande Natal é finalista de prêmio nacional da CNI

Candidatura local foi coordenada pelo Parque Metrópole. Cerimônia de premiação ocorreu ontem à noite
09-03-2022 / ASCOM
Inovação Premiação

O Ecossistema de Inovação da Grande Natal foi escolhido como um dos três finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, concurso realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae.

A cerimônia de anúncio dos vencedores se deu na noite ontem (8), em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da CNI no Youtube. O prêmio é considerado como o maior do país voltado para o reconhecimento de iniciativas inovadoras e o Rio Grande do Norte também foi contemplado com a indicação da empresa Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) como uma das três finalistas em sua categoria.

Parque Metrópole

O Ecossistema de Inovação da Grande Natal é formado pelo Parque Tecnológico Metrópole Digital, do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que coordenou a candidatura local, e pela FIERN, SEBRAE, Sempla, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin, Agência de Inovação da UFRN (AGIR), Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), incubadora InPacta e as empresas Água Mineral Cristalina e BQMIL. Para participar do Prêmio Nacional de Inovação, essas entidades se articularam por meio do Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC).

“O resultado foi extremamente satisfatório. Já viemos para cá com um sentimento de vitória por termos ficado entre os finalistas. Participar nos trouxe um feedback muito positivo de como devemos atuar para a manutenção dos bons resultados que estamos alcançando e de como organizar nossa governança”, comemora o diretor do Parque Metrópole, Rodrigo Romão.

Candidatos

Na atual edição do Prêmio – que é realizado a cada dois anos – houve 2.172 inscrições de empresas, instituições e iniciativas. Dessas, 978 foram consideradas válidas e passaram por avaliações do concurso. A categoria Ecossistemas de Inovação reconhece e premia candidatos de três níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado. O ecossistema local encontra-se na segunda categoria.

O Prêmio Nacional de Inovação realizou sua avaliação a partir de seis fatores principais: Ambientes de Inovação; Programas e Ações; Formação de Talentos; Políticas Públicas; Capital; e Governança.

Além do diretor do Parque Metrópole, também estiveram presentes na cerimônia de premiação, representantes da FIERN, como foi o caso de seu presidente, Amaro Sales, do SENAI/RN, por meio do seu diretor regional, Emerson Batista, e do SEBRAE, através do seu gerente de tecnologia, negócios e inovação, David Gois.