Bacharelado em TI do IMD forma 34 novos profissionais

Turma Connection Timeout 2021.1 cola grau durante live no YouTube
16-11-2021 / ASCOM
Colação BTI

O curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), celebrou, na última sexta-feira (12), evento on-line para a colação de grau da Turma BTI 2021.1, nomeada “Connection Timeout”.

O encontro virtual, que aconteceu às 19h, aconteceu via live no YouTube e reuniu 34 graduandos, além do vice-diretor do IMD, Adrião Duarte, o diretor de ensino do Instituto, Daniel Sabino, e demais professores da Universidade.

Segundo o diretor de ensino, a maioria dos alunos que se graduaram nessa nova turma recebeu formação remota por cerca de metade do curso, dado o contexto de pandemia de Covid-19. Para a oradora oficial da turma, Déborah Costa, esse fato, apesar de ter privado a convivência e a proximidade dos alunos, não a impediu comemorar o feito acadêmico.

“Sentimos falta de andar pelos corredores do IMD, de frequentar a lanchonete e outros espaços. Mas, apesar de todas as dificuldades, tenho a honra de dizer que somos sobreviventes, vitoriosos. Não apenas nós, mas os que também contribuíram para chegarmos até aqui”, conta Costa.

O professor Adrião Duarte também compartilha dessa visão, ao refletir que “para o IMD, é motivo de satisfação cumprir a nobre missão de formar bacharéis em TI. Mesmo diante da pandemia, diante das dificuldades que enfrentamos, sobretudo nas universidades e instituições públicas, minhas palavras são esperança e confiança”.

Duarte ainda convida os novos profissionais a manterem o vínculo ao IMD, seja por meio do empreendedorismo – com a criação de novos negócios em TI – ou pelo ingresso em cursos de pós-graduação. “A casa será sempre de vocês. Aberta e buscando contribuir de forma contínua, no momento em que precisarem”, enfatiza o vice-diretor.

Trabalhando na área

Apesar de terem colado o grau na última semana, cerca de 73% dos novos profissionais formados no BTI já estão trabalhando na área de tecnologia – nos regimes celetistas, PJ ou empreendendo –, junto a ecossistemas como o Parque Tecnológico Metrópole Digital e instituições de fora do Rio Grande do Norte.

Ofertado desde 2013 e com 387 profissionais formados, o BTI funciona como um Bacharelado Interdisciplinar caracterizado pela flexibilidade de sua matriz curricular.

Isso porque, a partir do cumprimento de componentes obrigatórios, os alunos podem tanto criar uma combinação própria de disciplinas como escolher uma das duas ênfases para se especializar ou seguir para as áreas de conhecimento disponíveis.

Hoje, a graduação oferece formação em campos como Computação, Informática Educacional, Desenvolvimento de Software, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Jogos Digitais, Bioinformática, entre outras.