IMD oferta disciplina de inovação tecnológica em parceria com curso de Medicina da UFRN

Componente curricular já recebe matrículas para novo semestre de 2021.1
20-05-2021 / ASCOM
Inovação Curso

Por meio de parceria com o Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) passará a oferecer a disciplina “Projeto de Inovação Tecnológica” – do seu curso de Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) – em conjunto com a graduação de Medicina da UFRN.

Com matrículas abertas para esse novo semestre (2021.1), a disciplina optativa, com carga horária de 60h, está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) com o código de IMD0822. As aulas acontecerão on-line nas sextas-feiras no período da tarde (T2-T6).

A nova modalidade é fruto de uma intermediação, junto ao curso de Medicina, da professora Dra. Anna Giselle Ribeiro, e do professor Dr. Edilson Pinto, ambos orientadores e mentores da empresa júnior MedSolutions, sediada na UFRN.

Segundo Ribeiro, a ideia é oferecer uma oportunidade concreta para que tanto os alunos de TI como de Medicina recebam educação multidisciplinar.

“Muito se fala que a tecnologia deve ser multidisciplinar, mas é preciso oferecer oportunidades concretas para isso. A TI deve ser usada de maneira aplicada e, para isso, é necessário o contato com profissionais de outras áreas. Foi daí que surgiu nossa ideia de aproximar essas duas graduações”, ressalta a professora Anna Giselle Ribeiro.

Formações

Durante as aulas, os participantes receberão formações sobre uma série de temas que envolvem inovação tecnológica e desenvolvimento de soluções para problemas da área médica.

Dentre os assuntos a serem trabalhados, encontram-se lean startup e ferramentas de design thinking, SCRUM e prototipação, além de técnicas de gestão, vendas e marketing aplicado à Saúde.

A proposta do IMD é que essa nova modalidade seja equivalente à futura disciplina “Lançamento de Startup 1” do Programa de Estudos Secundários (PES/IMD) – iniciativa de formação complementar que fornece oportunidades para estudantes e profissionais explorarem áreas de conhecimento relacionadas a suas formações.