Aluna do IMD lança edição para idosos do Guia do Pensamento Computacional

Nova versão trabalha Teoria do Treino Cognitivo e estimula atenção, memória e velocidade de processa
12-05-2021 / ASCOM
Tecnologias Educacionais PPGITE

Com o intuito de dar continuidade aos ensinamentos dos pilares do Pensamento Computacional (PC), Soraya Medeiros, aluna do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), lançou a segunda edição do Guia do Pensamento Computacional para a Família, dedicado especialmente aos idosos.

Produzido em parceria com os professores do IMD Daniel Lucena, Cibelle Martins, Isabel Nunes, Charles Madeira e Anna Giselle Rodrigues, o novo guia tem o intuito de promover a teoria do Treino Cognitivo para idosos, com a finalidade de eliminar ou atenuar dificuldades cognitivas desse público.

Uma das estratégias para se estabelecer esse treino é desenvolver atividades com o Pensamento Computacional, aplicando técnicas da computação para resolver problemas do cotidiano.

Os pilares do PC – decomposição, abstração, algoritmos e reconhecimento – serão trabalhados por meio de um conjunto de atividades interativas que buscam uma chave-resposta para um problema, que pode ser conferida ao final de cada atividade. Durante o exercício, são estimuladas diversas funções cognitivas, como atenção, memória e velocidade de processamento.

“Esperamos que os idosos tenham acesso a esse conhecimento, principalmente porque ainda estamos vivenciando a pandemia, e trabalhar questões como essas podem auxiliar na estimulação da atenção e da memória", relata Soraya Medeiros.

Nova edição

O Guia do Pensamento Computacional para a Família é uma continuação de um material produzido no início do ano passado. Direcionada a crianças, a primeira edição buscou ajudar na formação e educação domiciliar durante o período de pandemia do coronavírus.

Para isso, o guia propõe dinâmicas como separar brinquedos, cuja execução pode ser feita com equipamentos comuns encontrados em casa, e atividades de planejamento de eventos caseiros, compras do supermercado, dentre outras.

A iniciativa também representa uma alternativa gratuita aos pais que não podem pagar por cursos com essa estratégia.