27 abr 2021/ ASCOM

Coordenação do BTI divulga novo regulamento para estágios

Com o intuito de melhorar e facilitar o acesso à experiência profissional dos seus discentes, a coordenação do Bacharelado em Tecnologia da informação(BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) divulgou neste mês uma nova resolução que regulamenta a realização de estágios.

Segundo Rafaela Horacina, professora e coordenadora do BTI, a principal mudança consiste em uma maior flexibilização nos critérios exigidos para a efetivação dos primeiros estágios dos alunos.

“Entendemos que os critérios cobrados anteriormente não fazem mais sentido atualmente e, se o aluno conseguiu a vaga junto a uma empresa que tem vínculo com a UFRN, ele deve ser capaz de ter essa experiência”, acrescenta Rafaela.

Conforme a resolução anterior, n° 01/2013-BTI, o aluno deveria, dentre outros requisitos, ter finalizado (ou estar cursando) a disciplina Estrutura de Dados Básicos I para poder iniciar um estágio. Agora, conforme a atual resolução, que entrou em vigência no dia 06 de abril, qualquer aluno com matrícula ativa está apto a realizar a experiência prática.

Outra modificação foi a inclusão de critérios para permanência no estágio. Segundo a nova normativa, no semestre inicial, o aluno deve exercer pelo menos 180h de atividades práticas e 180h de disciplinas. Estes critérios serão verificados a cada submissão de relatório semestral obrigatório e, caso o aluno não os cumpra, o contrato de estágio poderá ser rescindido.

Na atual resolução, que pode ser acessada neste link, também são especificados os passos, procedimentos e os documentos necessários para realização de estágios.