Estudantes do BTI homenageiam referências femininas na Computação

Alunos fizeram vídeos e propostas pedagógicas para contar histórias de mulheres de destaque na TI
05-03-2021 / ASCOM
Tecnologias Educacionais BTI

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, alunos do curso d
e Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), produziram trabalhos em vídeo que contam histórias de referências femininas na área de Computação. Ao total, 48 alunos estavam envolvidos nas produções, disponíveis no Youtube, que apresentam grandes cientistas e pesquisadoras.

A ideia
foi concebida e realizada dentro da disciplina “Práticas Educativas Inovadoras com Tecnologias Digitais”, ministrada pelo professor Dennys Leite. A proposta inicial do docente foi a dos alunos desenvolverem produtos voltados para atividades de ensino e, para isso, utilizarem como base a cultura maker e o pensamento computacional. Assim, foram sugeridas temáticas para os trabalhos e a escolhida pelos alunos foi a de contar a história de cientistas mulheres que deram contribuições na área de Computação.

De acordo com
Dennys Leite, além de ser uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o trabalho foi uma forma de valorizar o trabalho feminino e apresentar ao público contribuições de mulheres nessa área. “Os alunos destacaram a presença feminina no campo de TI de uma forma acessível ao entendimento da população em geral, e não apenas para pessoas da área", conta ele.

As produções feitas pelos estudantes trataram sobre as profissionais e cientistas Shafira Goldwasser, Ellen Ochoa, Mitchell Baker, Clarisse de Souza e Mary Lou Jepsen. Para tratar sobre cada uma delas, eles propuseram recursos tecnológicos e pedagógicos distintos, como foi o caso de um jogo baseado na Sifra de César, uma técnica de criptografia que utiliza substituição de letras por meio de uma correspondência entre caracteres diferentes, de acordo a localização delas na sequência do alfabeto.

Em outro trabalho, os alunos chegaram a desenvolver um mini game educativo, para o qual foram utilizados dois sotwares de código aberto, o Godot Game Engine e o Piskel. Num terceiro caso, a proposta foi a exposição dos passos necessários para a criação, por usuários comuns, de um computador de baixo custo. Neste caso, a ideia foi inspirada por um projeto da pesquisadora e executiva Mary Lou Jepson, intitulada One Laptop per Child, que visava democratizar o acesso a computadores para crianças carentes.