Concurso da UFRN para professores efetivos oferece duas vagas para IMD

Oportunidades são para docentes das áreas de Inteligência Artificial e Matemática
05-03-2021 / ASCOM
UFRN Docência Edital

O Instituto Metrópole Digital, unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), está com duas vagas abertas para professores efetivos no mais novo concurso público da UFRN – cujo edital foi publicado na última quarta-feira (03).

São oferecidas oportunidades para docentes das áreas de Matemática e Inteligência Artificial (IA), ambos com dedicação exclusiva e remuneração de R$ 10 mil. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 deste mês, seguindo até 22 de abril, e poderão ser feitas por meio deste link (menu “Concursos”).

Para preenchimento de ambas as vagas, é exigido dos candidatos título de doutorado na área de Computação.

Processo seletivo

Regido pelo Edital nº 013/2021, o concurso público é composto por quatro etapas: exame escrito, prova didática, defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (MPAP) e prova de títulos. A primeira fase está prevista para acontecer no dia 18 de julho deste ano e as demais serão aplicadas até o final do mesmo mês.

A prova escrita poderá consistir em questões discursivas elaboradas pela Comissão Examinadora ou em dissertação sobre temas específicos, cujos assuntos serão sorteados e têm ligação direta com o cargo pleiteado. A relação geral dos temas será divulgada no dia 15 deste mês.

Cada candidato só poderá se inscrever para uma vaga específica, por meio de preenchimento de formulário eletrônico e pagamento de uma taxa de R$ 220. A lista definitiva de inscritos será divulgada no dia 12 de maio.

Ao todo, o concurso público da UFRN oferece 29 vagas, para docentes das áreas de Ciências Sociais, Medicina, Odontologia, Arquitetura, Engenharia de Produção, entre outras. Os cargos variam de professor adjunto, assistente e auxiliar – com regimes de dedicação exclusiva ou de 20h semanais.

Expectativas

Segundo o professor Daniel Sabino, diretor de ensino do IMD, as expectativas para a contratação dos novos docentes consideram a atuação desses em diversas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto.

Para o professor de Matemática, espera-se, por exemplo, a sua participação ativa na elaboração de materiais didáticos, de maneira a aplicar conceitos matemáticos a subáreas e demais campos relacionados à Computação – tudo isso por meio de técnicas e tecnologias pedagógicas inovadoras.

Já o docente da área de Inteligência Artificial deverá ministrar disciplinas obrigatórias e optativas do IMD, bem como atuar em programas de pós-graduação e participar de grupos de pesquisa relacionadas à IA.

O IMD também incentivará os docentes a participarem de diversas ações de extensão, consultorias e projetos relacionados ao empreendedorismo e à inovação em tecnologia – especialmente as ligadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital e a sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole.