Parque acompanha resultados de pesquisa sobre ecossistema de inovação natalense

Dados serão divulgados em workshop do Sebrae, tratando sobre grau de maturidade no setor
04-03-2021 / ASCOM
Evento Inovação

No intuito de prestigiar e contribuir para a condução de iniciativas que fomentem o empreendedorismo potiguar, o Parque Tecnológico Metrópole Digital participará, na próxima quinta-feira (11), do 1º workshop “Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI”.

Promovido pelo Sebrae-RN, o evento online – cujas inscrições podem ser feitas por meio do link – é aberto ao público e vai apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa que identificou o nível de maturidade do ecossistema de inovação da capital potiguar.

O estudo foi baseado na metodologia Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), abordagem de mapeamento e intervenção também desenvolvida pelo Sebrae – em parceria com o Instituto CERTI – que tem promovido bons resultados para a promoção de empreendedorismo inovador de municípios brasileiros.

Programação

O evento online, que acontecerá por meio da plataforma Zoom, terá sua programação iniciada às 9h e contará com a apresentação dos principais achados do estudo. A ideia é pontuar os aspectos prioritários encontrados até então pela pesquisa, de maneira que sejam traçadas metas para desenvolvê-los e tornar Natal um promissor ecossistema de inovação.

Tais achados foram levantados pelo chamado “Radar do Ecossistema”, avaliação feita pelo Sebrae que considera diferentes aspectos e atividades de uma cidade no que tange a inovação, como estabelecimentos de parques tecnológicos, incubadoras e coworkings, formação de talentos, aplicação de políticas públicas de fomento, entre outras vertentes.

“No encontro, serão apresentados esses primeiros pontos para que, posteriormente, firmemos um compromisso de trabalhar em cima desses aspectos”, explica Rodrigo Romão, diretor do Parque Metrópole Digital.

Além disso, o workshop também contará com a apresentação da palestra "Como Alavancar Um Ecossistema Local de Inovação". Na ocasião, Heverson Feliciano – consultor e coordenador estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae do Paraná – detalhará o case de sucesso em inovação da cidade de Londrina (PR).

O evento ocorrerá até as 11h, em sala virtual cujo link será enviado por e-mail para os inscritos após o cadastro.

Pesquisa

Iniciada em janeiro deste ano, a pesquisa feita com a Metodologia ELI contou com a participação do Parque Tecnológico, bem como de sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole, e do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), além de uma série de outras instituições ligadas ao empreendedorismo potiguar.

A pesquisa abordou diferentes eixos, como ambientes de inovação, programas e ações, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), políticas públicas, capital e governança – cada um reunindo seus respectivos atores envolvidos no ecossistema empreendedor natalense.