UFRN e TRE realizam cerimônia de encerramento da Residência em TI

Evento online aconteceu ontem (26). Encontro também reuniu diretor do IMD e presidente do TRE
27-08-2020 / ASCOM
Evento Residência

A cerimônia virtual de encerramento do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI), parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 26 de agosto.

Por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), o convênio teve o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de projetos em TI para o fomento da inovação tecnológica no setor jurídico.

Com a participação de 12 residentes servidores do TRE, o Programa ocorreu de dezembro de 2018 a junho de 2020, resultando em produtos nas áreas de Business Intelligence, Desenvolvimento e Infraestrutura e Redes.

O presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, agradeceu a parceria com a UFRN, que não se limitou à Residência em TI, visto que agora segue com o chamamento dos mesários para a próxima eleição municipal.

O reitor José Daniel Diniz Melo ressaltou a importância do convênio que permitiu o aprimoramento de atividades do sistema eleitoral, por meio dos conhecimentos em TI, o que mostra o comprometimento de dois entes públicos [UFRN e TRE] para melhorar as respostas à sociedade.

O diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, agradeceu ao TRE pela oportunidade e ressaltou o alto nível técnico e de compromisso da equipe de TI do Tribunal.

Com o intuito de qualificar os estudantes por meio do desenvolvimento de projetos reais em tecnologia da informação, incentivando o trabalho de inovação tecnológica no setor jurídico, o curso teve a duração de 18 meses, nas áreas de atuação de Analista e Desenvolvedor de Software e Analista de Business Intelligence.

As vagas foram voltadas para candidatos com graduação de nível superior e os alunos cumpriram carga horária distribuída entre atividades práticas no TRE e aulas teóricas no IMD, além de produzir um trabalho de conclusão com Aprendizado Baseado em Projetos.