IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

10 jun 2020/ ASCOM

IMD e TRE realizam evento de conclusão de turma de Residência em TI

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizaram nesta semana um evento online para marcar a conclusão da turma da Residência em Tecnologia da Informação implementada pelo IMD em parceria com o órgão do Poder Judiciário.

Contando com a participação de 12 residentes e 29 servidores do TRE, a pós-graduação lato sensu foi responsável pelo desenvolvimento de mais de 20 projetos na área TI que proporcionam soluções tecnológicas para o Tribunal, além de ter oportunizado formação e qualificação teórica e prática aos participantes.

A iniciativa foi considerada um sucesso por ambos os órgãos. “Os resultados obtidos superaram todas as expectativas iniciais. Deixamos um portfólio com mais de 20 projetos em Desenvolvimento de Software, Business Intelligence (BI) e Desenvolvimento e Infraestrutura, todos absorvidos pela equipe de servidores do TRE. E, além dos residentes, a pós-graduação pôde qualificar quase todo o corpo de colaboradores de TI do Tribunal”, destaca o coordenador da Residência, o professor Danilo Curvelo.

Inovador

Já o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Marcos Maia, ressaltou que o projeto “foi inovador e inédito, deixando muitos frutos para o nosso Regional”. Ele também comentou a importância da capacitação de grande parte dos servidores da área de TI do Tribunal e lembrou que o projeto de BI ligado à área de Administração, Orçamento e Finanças teve uma repercussão nacional, chegando a ser implantado na Justiça Eleitoral de vários estados.

Dentre os projetos realizados ao longo da Residência, que teve duração de 18 meses, esteve o de “Inteligência de dados aplicada aos Logs das Eleições”, que funciona de modo a proporcionar estatísticas da votação de eleitores (horários de início e término, eleitores com ou sem biometria), reconhecimento de leitura biométrica, análise de aptos e de comparecimentos e faltosos. Além de incluir dados das urnas eletrônicas e reunir informações relativas às eleições de 2018, 2016 e 2014.

Outro desenvolvimento foi o do “Aplicativo Móvel Servidor JE”, que se constituiu no desenvolvimento de um app com funcionalidades úteis e destinado aos servidores, estagiários, residentes e terceirizados do TRE. Seu objetivo é o de melhorar o processo interno de comunicação institucional, possibilitando a emissão de alertas para eventos e datas relevantes.

Participaram do evento de conclusão da turma de Residência em TI, através de videoconferência, além de Marcos Maia e Danilo Curvelo, os concluintes da pós-graduação, os professores do IMD que tiveram a função de acompanhar o Estudo Baseado em Projetos (PBL), Frederico Lopes e Daniel Sabino, e os preceptores da turma, Osmar Fernandes e Carlos Magno, ambos dos quadros do TRE – dentre outros gestores do Tribunal.

 

 

Outras Notícias

05 jun 2020 por
ASCOM

UFRN cria pós-graduação a distância em Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação

Fruto de cooperação internacional, o MBA ofertará 30 vagas; inscrições serão abertas em julho


PÓS-GRADUAÇÃO
10 jun 2020 por
ASCOM

IMD abre inscrições para mais 2.200 vagas para cursos online gratuitos do Programa Novas Caminhos

Oferta abrange áreas de programação e jogos digitais; inscrições seguem até 21/06


FORMAÇÃO