Cursos Técnicos do IMD disponibilizam material didático para acesso gratuito

Isolamento social para combater o novo Coronavírus (Covid-19) motivou iniciativa
02-04-2020 / ASCOM
Curso Técnico Covid-19

Diante do quadro de isolamento social para combater o novo Coronavírus (Covid-19) e da interrupção de suas atividades pedagógicas presenciais, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) disponibilizou a toda população acesso gratuito e on-line aos materiais didáticos de seus Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação (TI).

Para acessar o conteúdo, disponível neste site, não é necessário ao usuário estar matriculado no IMD. A ação oferece acesso aos arquivos das cinco ênfases dos cursos: Automação Industrial, Eletrônica, Jogos Digitais, Redes de Computadores e Informática para Internet.

Segundo o professor Marcel Oliveira, que coordena a formação técnica no IMD, a iniciativa surgiu como maneira de fornecer à população um livre acesso ao conhecimento tecnológico.

“A ideia é, diante de toda essa realidade de isolamento social, disponibilizar o conteúdo dos Cursos Técnicos para que as pessoas que estão em casa aproveitem o tempo para adquirir novos conhecimentos”, conta o docente.

O portal oferece conteúdos em texto, artigos digitais e vídeos pedagógicos produzidos pela equipe de docentes e técnicos do próprio Instituto e de outras unidades da UFRN.

Todo esse material pode ser baixado gratuitamente, bastando ao usuário apenas efetivar o cadastro no portal. Segundo o coordenador, apesar de a quarentena ter contribuído para o upload dos arquivos, “a tendência é tê-los disponíveis na web de modo permanente, mesmo com o fim do isolamento”, diz Marcel Oliveira.

Cursos Técnicos

Iniciativa do Instituto que já formou mais de mil profissionais, os Cursos Técnicos do IMD oferecem aulas semipresenciais (formação a distância e encontros semanais), que somam carga horária de 1 mil a 1,2 mil horas-aula.

Atualmente, o Instituto conta com 1096 alunos em seus cursos técnicos, matriculados na capital potiguar e, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e IFRN, nos municípios de Angicos, Mossoró e Pau dos Ferros.

Formação Gratuita

O IMD também oferece formação on-line gratuita em TI por meio de seu portal de Massive Open Online Course (MOOC). A iniciativa, que existe há pouco mais de um ano, conta com curso online de “O Método B”, técnica formal para desenvolvimento de softwares.

As videoaulas são disponibilizadas em inglês e somam 20 produtos audiovisuais específicos para o aprendizado e sugestão de práticas tecnológicas, como formação de códigos fontes. Todo esse material é gratuito e aberto a qualquer um que visite o site.