Startups do IMD oferecem aplicativos de entrega para consumidores e comerciantes superarem quarentena sem riscos

Empresas disponibilizam apps de delivery em áreas como alimentação, bebidas e petshps
24-03-2020 / ASCOM
Inova Parque Tecnológico Inovação

A quarentena imposta à população em função do novo Coronavírus (Covid-19) gera um desafio aos cidadãos: como adquirir produtos de primeira necessidade sem prejudicar a tentativa de barrar o avanço da epidemia? Startups da incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), estão tentando contribuir para dar uma solução a esse problema. Essas empresas decidiram atuar de maneira intensiva para ajudar as pessoas nesse contexto e conectar, por meio digital, vários setores do comércio aos consumidores. Elas trabalham em áreas como as de supermercados, lojas de conveniência, vestuário e petshops, proporcionando pedidos online e serviço de delivery.

Um exemplo disso é o caso da iFeira, empresa potiguar que desenvolveu um aplicativo para entrega de produtos de supermercado. Segundo Viviane Aragão, CEO da startup, a empresa aumentou o seu número de estabelecimentos cadastrados, de maneira a atender uma maior quantidade de pessoas que demandam por alimentos e demais itens de supermercados e mercados.

A demanda cresceu muito e estamos trabalhando para inserir mais estabelecimentos em nosso aplicativo. Apesar do delivery estar naturalmente mais lento, estamos conseguindo fazer as entregas em um prazo relativamente mais curto do que em outros aplicativos”, comenta Aragão.

A iFeira está atendendo a quase todas as áreas de Natal, com exceção da Zona Norte, onde ainda não possui estabelecimentos cadastrados à sua plataforma, apesar de a empresa já estar tentando suprir essa lacuna. Além disso, os empreendedores estudam formas de abranger ainda mais o atendimento na área metropolitana da Grande Natal, prospectando mercados e comércios de Parnamirim e Macaíba.

Qualquer interessado em se credenciar à plataforma poderá entrar em contato com a CEO da empresa, Viviane Aragão, e seguir os trâmites de inserção no aplicativo.

De acordo com ela, o iFeira apresenta como diferencial nesses tempos de crise epidemiológica a flexibilidade e a territorialidade de sua ferramenta tecnológica, o que permite à empresa realizar ajustes em tempo real, de acordo com a necessidade dos estabelecimentos e comerciantes.

Bebidas e conveniências

Outra solução tecnológica que tem contribuído para o abastecimento e o andamento de pequenos comércios, lojas de conveniência e distribuidoras é o DrinkApp – aplicativo de delivery especializado em bebidas e produtos ofertados por esses tipos de estabelecimentos.

Segundo Álvaro Negreiros, diretor da startup, a empresa tem ampliado o seu atendimento a pequenos negócios nos últimos dias.

Desde a última quinta-feira, atendemos a muitos proprietários de conveniências e outros pequenos comércios. Damos prioridade a eles porque a venda física nesses lugares está praticamente zero e nos preocupamos em oferecer uma segunda fonte de renda, que pague ao menos os custos de produção deles”, comenta Negreiros.

Do dia 19 de março até agora, o DrinkApp, credenciado à Inova Metrópole, já cadastrou 35 lojistas, sendo 15 oriundos de Natal (RN). Destes, destaca-se a Bebidas Natal, distribuidora local que realiza vendas diretas para o consumidor, mas que também abastece outros estabelecimentos.

A entrada da Bebidas Natal na nossa plataforma vai ajudar bastante os comerciantes locais. Isso porque o atacado oferece produtos a preços mais baixos e qualquer um pode comprar deles de modo mais seguro, em casa, por meio do aplicativo”, aponta o diretor.

Além disso, sobre a venda de álcool – líquido ou em gel – a startup oferece aos seus comerciantes cadastrados a oportunidade de isenção da taxa de comissão, “de maneira a facilitar e aumentar a circulação desse produto na cidade. Pretendemos também estender isso a outros materiais de limpeza”, conta Álvaro Negreiros.

Pequeno Empreendedor

De acordo com Pedro Vasconcelos, um dos fundadores da VondME – empresa especializada no comércio digital local – o momento é de ajudar o pequeno empreendedor.

Os grandes vão sobreviver, mas os negócios de menor porte não podem deixar de vender nesse período, se não vão quebrar. Ou esses comércios utilizam as formas de venda digital ou permanecerão fechados”, comenta Vasconcelos.

A VondME oferece a criação de vitrines virtuais, de maneira que qualquer negócio tenha espaço digital para vender e divulgar seus produtos e serviços. Contemplando áreas como a de vestuário, eletrônicos e petshops, além de outros tipos de produtos, a startup já percebe uma busca crescente por serviços de vendas online em Natal.

Neste período de quarentena, estamos oferecendo taxas de comissão por venda mais baixas, de modo a incentivar o uso dessas tecnologias pelos comerciantes. Nos últimos dias, já percebemos uma crescente demanda por esse tipo de serviço”, comenta Pedro Vasconcelos.

Download

Tanto o iFeira como o DrinkApp e VondME estão disponíveis para download gratuito e utilização em sistemas operacionais iOS e Android, bastando, para isso, pesquisar pelo nome do aplicativo

· iFeira (Sistemas iOS ou Android) \ Viviane Aragão: 84 9 9940-0035.

· DrinkApp (Sistemas iOS ou Android)

· VondME (Sistemas iOS e Android)