IMD sediará Open Data Day na próxima semana

Inscrições seguem abertas até o dia 05. Evento promoverá cursos e palestras sobre dados abertos
27-02-2020 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), sediará, nos dias 06 e 07 de março, o Open Data Day – evento anual de debates, cursos e exposições sobre o uso de dados abertos em tecnologia da informação (TI).

O encontro, de entrada gratuita, tem suas inscrições abertas até o dia 05 de março e podem ser feitas por meio deste link.

Com uma programação eclética, o Open Data Day contará com apresentações sobre avaliação de abertura de dados em instituições governamentais, transparência pública e gestão fiscal dos municípios brasileiros, uso de dados abertos em tecnologias de reconhecimento facial, entre outros assuntos.

Para ministrar os debates, o encontro contará com a participação de 11 palestrantes, dentre eles: Adriana Oliveira, pós-doutora em Direito e analista judiciária do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), Marcus Nunes, professor de Departamento de Estatística da UFRN, e Pedro Baesse, professor e consultor de TI do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

As atividades do primeiro dia do evento acontecerão das 8h às 17h20, no auditório B205 do IMD. Já no sábado (07), a série de palestras se encerrará às 13h, seguida pelo minicurso “Introdução à Criação de Gráficos com o R e o Pacote ggplot2”, às 13h30. A programação completa do evento pode ser conferida por meio do site.

Open Data Day

Articulado pelo Projeto Embaixador@s de Inovação Cívica e pelo Grupo Dados Abertos RN, além de membros da UFRN, o Open Data Day é um evento de caráter internacional com o objetivo de incentivar governos, empresas e a sociedade a usarem dados abertos em suas iniciativas.

Acontecendo em vários países, como Estados Unidos e Nova Zelândia, o encontro foi inaugurado oficialmente em 2010 e, desde então, segue reunindo diferentes personalidades públicas e privadas para discutirem o tema.

Em Natal, esta será a décima edição do encontro e a segunda a ser sediada no IMD (a primeira aconteceu em 2018). Mais informações sobre o evento estão disponíveis em seu site oficial.