IMD realiza cerimônia de formatura para novos técnicos em TI

Nova turma de egressos totaliza 1070 técnicos já formados no IMD. Cerimônia ocorreu ontem (27)
28-11-2019 / ASCOM
Evento Curso Técnico

Em clima de confraternização e gratidão, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) formou, na noite de ontem (27), 208 alunos concluintes dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI).

A cerimônia de formatura, que aconteceu no auditório Otto Brito Guerra, da reitoria da UFRN, recebeu os concluintes que integram a sexta turma dos cursos técnicos IMD. O grupo dos mais novos egressos conta com profissionais habilitados em automação industrial, eletrônica, informática para internet, programação de jogos digitais e redes de computadores.

Os técnicos concluíram um ciclo de dois a três anos de estudo. Em 2019, a nova turma também marca o alcance de mil técnicos formados no IMD, que há sete anos certifica profissionais em cinco cidades diferentes do Estado: Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Cerimônia

A cerimônia, que teve início às 19h, contou com a participação de professores, estudantes, colaboradores e familiares dos egressos. Também esteve presente o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, que aproveitou a oportunidade para parabenizar a turma concluinte e promover uma reflexão sobre o papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

“A UFRN é hoje o maior patrimônio do Rio Grande do Norte e o IMD é uma unidade especial pensada justamente para gerar mais emprego e renda para o Estado”, avalia o diretor.

Para representar os concluintes, o estudante Elton Rafael Costa, o milésimo aluno a se formar nos cursos técnicos do IMD, foi eleito como orador da turma. Em seu discurso, o estudante enfatizou a importância de se ter um propósito pautado no bem comum da sociedade.

“Projetem, criem, inovem e façam tudo o que aprenderam para o bem de toda a sociedade”, encorajou Elton Rafael Costa.

A cerimônia também contou com as palavras do coordenador dos cursos técnicos, professor Marcel Oliveira – que enfatizou aspectos da formação técnica do IMD – e do secretário de ensino básico, técnico e tecnológico da UFRN, Zilmar Rodrigues.

Além deles, compuseram a mesa de formatura o diretor de ensino do IMD, professor Daniel Sabino, e o vice-coordenador dos cursos técnicos, professor Pablo Alcina.

Números

Durante sua fala, o professor Marcel Oliveira pontuou uma série de números sobre os cursos técnicos do IMD. Segundo o docente, a nova turma de egressos recebeu uma formação com mais 60 encontros presenciais e 200 aulas online.

Além disso, foram 200 questões de prova resolvidas e atividades pedagógicas extras com carga horária de 200h a 400h. Os cursos técnicos jpa formaram, ao todo, 1070 profissionais. Este ano, foram 11 em Angicos, 22 em Caicó, 25 em Mossoró, 13 em Pau dos Ferros e 137 em Natal.