IMD recebe visita de ex-presidente do INEP e apresenta atividades institucionais

Maria Inês Fini esteve presente na manhã de hoje (25) e foi apresentada a diversas ações do IMD
25-10-2019 / ASCOM
Evento Visita

Com o intuito de apresentar projetos e ações de pesquisa, educação e inovação, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu, na manhã de hoje (25), visita da ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Maria Inês Fini.

O propósito do encontro foi o de mostrar as diversas atividades acadêmicas e de fomento ao empreendedorismo do Instituto, além de apresentar o Smart Geo Layers, plataforma tecnológica utilizada para projetos de cidades inteligentes.

Estiveram presentes na ocasião, além de Maria Inês, a ex-reitora da UFRN, professora Ângela Maria Paiva Cruz, o vice-diretor do Instituto, professor Adrião Duarte, e os docentes do IMD Thaís Batista, Jair Leite e Iris Pimenta.

Para dar início ao encontro, o vice-diretor Adrião Duarte fez uma apresentação do Instituto Metrópole, momento em que o docente explicou o modelo de ensino e pesquisa do IMD e o funcionamento do Parque Tecnológico, além de projetos de pós-graduação contemplados pela unidade acadêmica.

Em seguida, a professora Iris Pimenta explicou o funcionamento da incubadora de empresas Inova Metrópole, instituição vinculada ao Parque e que abriga hoje um total de 23 empresas em projetos de incubação e de pré-incubação.

Os docentes Jair Leite e Thaís Batista falaram sobre a plataforma Smart Geo Layers, que hoje funciona como base tecnológica para os diversos projetos desenvolvidos no contexto de cidades inteligentes. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas nessa área são conduzidas pelo programa Smart Metropolis, iniciativa que já recebeu prêmios e reconhecimento em todo o território nacional.

Maria Inês Fini

Doutora em ciências, educação e pedagogia, Maria Inês Fini é professora e pesquisadora nas áreas de psicologia da educação e de desenvolvimento social e do trabalho.

Atuando como membro do INEP por mais de dez anos, a pesquisadora foi responsável pela criação e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na condição de diretora de avaliação para certificação de competências do INEP/MEC.

Atualmente, Maria Inês Fini atua como diretora acadêmica na eduCAT Tecnologia – plataforma pedagógica multifuncional que abriga sistemas, aplicativos e serviços nas áreas de currículo, avaliação e formação de professores.