Núcleo de Pesquisa e Inovação em TI do IMD realiza seu 5º Workshop

Aberto à comunidade interna e externa, evento acontece entre os dias 16 e 18 deste mês
09-10-2019 / ASCOM
Pesquisa nPITI

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), unidade laboratorial do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizará, entre os dias 16 e 18 deste mês, o 5º Workshop do nPITI, evento anual cujo objetivo é apresentar os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do núcleo, além de temas relacionados a área de Tecnologia da Informação (TI).

O workshop, que conta com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite, vai acontecer na sede no nPITI (próximo ao Departamento de Engenharia da Computação e Automação – DCA), sendo aberto à comunidade acadêmica interna e externa, destina-se prioritariamente, no entanto, aos alunos de graduação e pós-graduação do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), engenharias e cursos técnicos oferecidos pelo IMD.

As inscrições para participar do workshop são gratuitas e iniciam-se nesta quarta-feira (9), permanecendo abertas até o dia 15 de outubro (terça-feira). Os interessados em participar devem inscrever-se no site do evento, disponível neste link

As palestras oferecidas pelo workshop serão abertas para todos os participantes do evento. Já no caso dos minicursos o participante deve selecionar, de acordo com a temática, de quais deseja participar. O limite de vagas varia de 10 a 25, dependendo da temática de cada um deles.

Programação

Durante os três dias de atividades, o workshop oferecerá nove minicursos envolvendo temas relacionados à área de TI, como “Integração de dispositivos IoT na plataforma SAIoT”, “Robótica Móvel com carros utilizando Arduino”, “Introdução à criação de ambientes virtuais com Three.js”, entre outros. Todos os minicursos serão realizados nos laboratórios do nPITI e disponibilizarão carga horária complementar aos participantes.

O evento também conta com várias palestras: “Algumas reflexões sobre Inteligência Artificial”, conduzida pelo professor Daniel Aloise (DCA/UFRN); “Parque Metrópole Digital”, ministrada pelo diretor do Parque e professor do IMD; “Oportunidades de Pesquisa e Colaboração com o Perú”, ministrada pelos docentes Dennis Barrios e Raquel Esperanza, ambos professores da Universidade Católica San Pablo de Arequipa, no Perú; e “Neuro-robótica”, trazida pelo professor do IMD Renan Moioli.

Além desse cronograma, o último dia de evento (sexta-feira) contará com uma sequência de atividades especiais promovidas pelo grupo WiE Day (Women in Engineering) que realizará, dentre outras atividades, a palestra “A inserção das mulheres no ramo empreendedor com foco no empreendimento digital” e a roda de conversa “We can do it (with science)”.

A programação completa do evento pode ser consultada neste endereço eletrônico

1º Simpósio do nPITI

Associado à programação geral do 5º Workshop, o núcleo também realizará, nos dias 17 e 18 deste mês, 1º Simpósio do nPITI, evento que tem por objetivo reunir pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação dos laboratórios do nPITI em um ambiente voltado à discussão e divulgação de pesquisas e inovações na área de TI realizadas nesta unidade do IMD.

O evento se dá na própria sede do nPITI e de forma simultânea ao 5º Workshop. Em sua programação estão incluídas sessões de apresentação de artigos sobre os projetos e pesquisas desenvolvidos pelos laboratórios do núcleo. Para mais informações sobre o simpósio, acesse o seu site.