IMD realizará evento para apresentar programa Centelha a estudantes

Evento acontecerá no dia 25 e servirá para estudantes tirarem dúvidas sobre como participar
19-09-2019 / ASCOM
Evento Inovação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, na próxima quarta-feira (25), evento de divulgação do edital do Centelha – programa nacional com o intuito de investir em ideias inovadores, oferecendo capacitação e suporte financeiro.

O evento será conduzido pela consultora Etelvina Glaê, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), e as inscrições devem ser realizadas por meio do LINK até o dia do evento.

O objetivo do encontro é apresentar o edital e explicar como funciona o programa. Além disso, o evento servirá para que estudantes de tecnologia possam tirar dúvidas sobre as etapas e benefícios da iniciativa.

A apresentação acontecerá na sala B321, no segundo andar do IMD, e será realizada em dois turnos diferentes – o primeiro às 16h e o segundo às 18h – de modo que mais pessoas possam participar independentemente do horário.

Nesta edição, o Centelha selecionará 15 projetos, que receberão aporte financeiro de R$ 53 mil.

Programa Centelha

O programa tem o propósito de estimular a criação de ideias inovadoras e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Para isso, o Centelha visa atingir estudantes, empreendedores e startups que desejam fazer diferença no mercado atual.

Para isso, o edital selecionará os 15 melhores projetos de tecnologia, que deverão, de acordo com o edital, atender a uma série de quesitos e trabalhar em áreas específicas do mercado.

A chamada pública vai destinar um capital de R$ 800 mil ao todo, sendo R$ 600 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e R$ 200 mil do Sebrae-RN. Além disso, o programa oferece outros benefícios, como: capacitações para alavancar negócios, serviços de parceiros, acesso a incubadoras e a potenciais investidores, ampliação de networking e divulgação da empresa.

O Edital Centelha é promovido pela Finep e executado pelo Sebrae, tendo como executores a Fapern, Fiern e o Parque Tecnológico Metrópole Digital. A operacionalização é da Fundação Certi, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais e Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

No dia 12 deste mês, o Parque Tecnológico marcou presença no evento de lançamento que abriu inscrições do edital para o Rio Grande do Norte.