Projeto de segurança desenvolvido pelo Smart Metropolis é apresentado a Ministério da Justiça

Reunião que aconteceu terça-feira (17) apresentou Central de Atendimento e Despacho (CAD)
19-09-2019 / ASCOM
Evento Smart Metropolis

Professores do projeto Smart Metropolis, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada em tecnologias para cidades inteligentes, participaram, na última terça-feira (17), de reunião no Centro Administrativo do Estado do RN. O intuito do encontro foi apresentar a Central de Atendimento e Despacho (CAD) a Wellington Porcino, diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

Criada por docentes, alunos de graduação e policiais desenvolvedores de tecnologia do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), a ferramenta permite integração automatizada dos sistemas utilizados pela polícia em todo o Estado, otimizando a vigilância e o combate ao crime.

Segundo o coordenador do Smart Metropolis, professor Frederico Araújo, a ideia de se criar a CAD surgiu da necessidade de atualização de um sistema já defasado, utilizado atualmente pelo corpo policial no Estado.

“O sistema precisa de uma série de atualizações. Diante disso, decidimos criar uma nova ferramenta, que integre todos as plataformas utilizadas pela polícia, no sentido de otimizar o trabalho nesse setor”, conta o professor.

A nova Central permite ao corpo policial o monitoramento em tempo real de ocorrências como roubos e assaltos, tendo como base uma tecnologia georreferenciada, que permite, por exemplo, acompanhar a localização de viaturas.

A tecnologia começou a ser desenvolvida no início de 2019 e está em fase de homologação pelo CIOSP. A previsão, segundo o professor, é que a plataforma comece a ser usada em duas semanas.

“A deia é que a plataforma seja utilizada em todos os lugares do RN onde tem CIOSPE. Também há expectativas de que a CAD se institua em outros Estados do Brasil”, acrescenta Frederico Araújo.

Encontro

O encontro de terça-feira (17) contou com participação do vice-governador do Estado, Antenor Roberto, que apontou a possibilidade da CAD ser usada em outros locais do país.

“Apresentações de projetos como esse são sempre vitoriosos para o nosso Estado. Trata-se de uma plataforma que dará uma nova qualidade no atendimento e registros policiais e, quem sabe, a sua implementação faça com que o projeto vire um case para utilização em todo o Brasil”, completou Antenor Roberto.

Na reunião, estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Itep, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).