Diversão e ciência marcam encerramento do Curso de Inverno do Talento Metrópole

Evento nesta sexta (12) contou com apresentação de projetos e competição de robótica
12-07-2019 / ASCOM
Evento Talento Metrópole

Em clima de descontração, música e brincadeiras, o programa Talento Metrópole, inciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou, na tarde de hoje (12), evento de encerramento do Curso de Inverno – semana de oficinas e atividades científicas voltadas a estudantes de nível escolar (médio e fundamental).

O evento contou com a apresentação de projetos de pesquisa feitos pelos jovens estudantes, que, este ano, tiveram que pensar em soluções científicas para problemas enfrentados por astronautas.

“Cada equipe teve que idealizar mecanismos científicos que solucionassem problemas reais enfrentados por astronautas no espaço, como descarte de resíduos, danos causados por radiação, entre outros”, conta Renata Pitta, coordenadora das atividades de robótica do Talento Metrópole.

Para isso, a organização do evento dividiu a turma em oito grupos, ordenados por cor. Cada equipe teve de apresentar, em cinco minutos, seus projetos a professores universitários da área de tecnologia.

Além dos projetos de pesquisa, o evento – que teve início às 14h e aconteceu na sala A106 do IMD – contou com uma disputa de robótica, em que cada equipe teve que programar robôs de LEGO para desempenhar uma série de movimentos específicos. Foram realizadas quatro partidas, cada uma com, no máximo, cinco minutos de duração.

Curso de Inverno

Segundo a professora Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, essa quinta edição do Curso de Inverno foi a melhor até o momento.

“Conseguimos criar um modelo de curso bastante satisfatório. Tivemos momentos de muita diversão, como a gincana, e também de muita produção de conhecimento científico”, comenta Hazin.

Durante o encerramento, além da apresentação de projetos e da competição de robótica, os participantes também puderam se divertir, com músicas animadas, danças e fantasias. “Mais do que a disputa, esse é um momento de diversão”, diz Renata Pitta.

Este ano, foram selecionados 48 estudantes, dos 286 inscritos, oriundos de escolas das redes públicas e privadas e Natal. De acordo com a dinâmica do Talento Metrópole, o curso funciona como uma seleção, de modo que os participantes que mais se destacarem nas atividades garantirão a vaga no programa de 2019.

Talento Metrópole

O programa é uma iniciativa que visa identificar estudantes com altas capacidades ou superdotação, com o intuito de integrá-los a uma estrutura que lhes proporcione o acesso a novos conhecimentos, em especial na área de Tecnologia da Informação, trabalhando, dessa forma, no aperfeiçoamento dos talentos em TI.

Para isso, os alunos são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento em projetos de pesquisa. Assim, o programa também se volta para proporcionar que os estudantes possam ampliar suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade na área de TI.