Prefeito de Lajes visita IMD para conhecer plataforma desenvolvida pelo Projeto Smart Metropolis

Executivo Municipal estuda usar tecnologia para elaborar plano diretor e otimizar serviços públicos
21-05-2019 / ASCOM
Visita Smart Metropolis

Representantes da prefeitura de Lajes (RN) se reuniram hoje (21) com professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) para discutir e se informar a respeito da plataforma Smart Geo Layers, baseada em tecnologias como a de georreferenciamento e usada para projetos na área de cidades inteligentes.

A reunião, que aconteceu no próprio instituto, teve o propósito de apresentar a ferramenta para a prefeitura, que demonstra interesse em fazer uso da tecnologia para gerenciar o seu espaço urbano e otimizar serviços públicos.

“A proposta inicial dos parlamentares é utilizar o Smart Geo Layers para auxiliar no levantamento de informações sobre lotes e outros dados geográficos que deem suporte à elaboração de um plano diretor para o município de Lajes”, conta o professor Nélio Cacho, vice coordenador do Smart Metropolis, Programa do IMD dentro do qual foi desenvolvida a plataforma.

De acordo com o professor, com a parceria efetuada, a cidade passará a contar com um sistema que reunirá dados que vão otimizar uma série de serviços públicos, como tributação, saúde e educação.

Participaram do encontro o chefe do executivo de Lajes, prefeito Marcão, bem como o secretário de planejamento e finanças do município, Orlando Palhares.

Dados urbanos

Construído sob uma plataforma genérica e extensível denominada o FIWARE, capaz de lidar com os requisitos essenciais em Cidades Inteligentes, o Smart Geo Layers tem como principal objetivo unificar dados urbanos oriundos de várias fontes (geográficas, populacionais, educacionais, de segurança, saúde, etc.) para auxiliar os gestores na elaboração de políticas públicas e nos processos de tomada de decisões.