Segundo dia do Fórum de Bioinformática conta com palestra sobre tecnologia proteômica

Programação vai até amanhã (17) e conta com expositores de diversas universidades do mundo
16-04-2019 / ASCOM
Bioinformática

Para dar início ao segundo dia de programação, o Natal Bioinformatics Forum, evento internacional promovido pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), contou com palestra sobre a utilização de tecnologia proteômica quantitativa e fosfoproteômica.

A apresentação foi feita por Jesper Olsen, professor e pesquisador do curso de medicina da Universidade de Copenhagen, Dinamarca.

Em sua palestra “Dissecando sinalização de receptores de EGF oncogênicos por interação proteômica quantitativa e fosfoproteômica”, Olsen aproveitou para falar sobre os avanços tecnológicos na identificação de proteínas que atuam na divisão celular, procedimento biológico que pode ocasionar o desenvolvimento de câncer.

Além da palestra, o segundo dia do evento conta com diversas outras apresentações, como o simpósio sobre Bioinformática Aplicada à Biologia de Sistemas, fórum sobre Big Data e sua Aplicação em Bioinformática, entre outros.

Sobre Jesper Olsen

Diretor do grupo Espectrometria de Massa para Proteômica Quantitativa, Jesper Olsen é responsável por liderar uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhagem que estudam questões não resolvidas da sinalização celular.

Os estudos conduzidos pelo professor abordam a aplicação de tecnologia proteômica, responsável por identificar e quantificar a expressão de proteínas e suas modificações pós-traducionais. Atualmente, o Jesper Olsen é referência em proteômica em todo o mundo.

O evento

O Natal Bioinformatics Forum oferece uma programação interdisciplinar, que aborda temas de Bioinformática e de saúde sob diversas óticas. O evento, que acontece até amanhã (17), conta com a participação de palestrantes de universidades e centros de pesquisa de diferentes países, como Reino Unido, Espanha, China, entre outros.