Fórum de Bioinformática é aberto com palestra sobre análise genômica

Evento internacional é promovido pelo Centro Multiusuário de Bioinformática do IMD
15-04-2019 / ASCOM
Evento

O Natal Bioinformatics Forum, evento internacional que aborda a Bioinformática em diversos contextos científicos, teve sua programação iniciada na manhã desta segunda-feira (15), no hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, Natal (RN).

A primeira apresentação do fórum promovido pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD), foi ministrada pelo professor Martin Morgan, da Rosswell Comprehensive Cancer Center (EUA), que abordou assuntos relacionados a análise de código aberto e compreensão de dados genômicos.

Na ocasião, Morgan discutiu sobre as principais funcionalidades da linguagem de programação “R”, utilizada no repositório Bioconductor – plataforma que integra soluções para análise de dados em Bioinformática.

O professor também aproveitou a oportunidade para apresentar importantes aspectos na avaliação de dados estatísticos, além de discutir funcionalidades do Bioconductor.

Segundo o professor Sandro de Souza, coordenador do BioME, o fórum internacional representa uma consolidação de todo o trabalho que tem sido feito pela equipe de bioinformática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“O fórum é fruto de todo o nosso esforço e é importante para mostrar o que tem sido desenvolvido aqui na Universidade. Os alunos passam a conhecer iniciativas internacionais, desenvolvendo-se em âmbito técnico-científico e também no empreendedorismo em Bioinformática”, avalia o coordenador.

Sobre Martin Morgan

Graduado em Botânica e detentor do título de mestre na mesma área pela Universidade de Toronto, Martin Morgan realizou estudos, durante o doutorado na Universidade de Chicago, sobre as consequências evolutivas da seleção dependente de frequência e da mutação deletéria multilocus.

Antes de atuar na Roswell Park Comprehensive Cancer Center, em Buffalo (Nova Iorque), Morgan lecionou na Washington State University e, atualmente, é diretor do Bioconductor, principal repositório de ferramentas de análise de Bioinformática.

A plataforma é amplamente utilizada por pesquisadores da área e oferece uma série de ferramentas que auxiliam na análise e compreensão de dados genômicos de alto rendimento.

O evento

O Natal Bioinformatics Forum oferece uma programação interdisciplinar, que aborda temas de Bioinformática e de saúde sob diversas óticas. O evento, que acontece até a quarta-feira (17), conta com a participação de palestrantes de universidades e centros de pesquisa de diferentes países, como Reino Unido, Espanha, China, entre outros.