eCICT 2023

UFRN
O evento é gratuito
O evento gera certificado

O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT é uma das principais ações inseridas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, que busca atrair estudantes para as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidas na universidade.

A Iniciação Científica visa propiciar ao estudante de graduação ou do ensino básico o envolvimento com atividades de pesquisa, utilizando o método científico para produzir conhecimento. Espera-se que, a partir desse envolvimento, o estudante obtenha uma formação científica inicial que contribua para incentivar talentos potenciais a seguirem carreiras científicas ou a utilizarem os conhecimentos adquiridos em qualquer atividade profissional. Já a Iniciação Tecnológica tem por objetivo envolver os estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação, de forma que o estudante obtenha uma formação tecnológica inicial que contribua para o fortalecimento da capacidade inovadora do país, seja atuando individualmente ou em instituições públicas ou privadas.

Durante a participação na iniciação científica ou tecnológica, o estudante é apresentado aos principais aspectos da ciência, como o pensamento crítico, o método científico, a busca por resultados replicáveis e confiáveis, a colaboração científica, a ética na pesquisa, as boas práticas científicas, as formas de captação de financiamento e a produção científica.

O eCICT é um evento aberto à comunidade no qual todos os alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (bolsistas e voluntários) apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano. Este ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN realizará a 33ª edição do Congresso, o eCICT 2023, abordando o tema "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável".

O evento ocorrerá em duas etapas: Mostra de Trabalhos e Vídeos de Ciência, Tecnologia e Inovação (virtual), entre os dias 27 e 29 de setembro, e Etapa de Apresentações de Trabalhos (presencial), durante o período de 06 a 10 de novembro de 2023. Após o evento, os trabalhos e vídeos de divulgação científica submetidos pelos participantes permanecerão disponíveis para a comunidade em geral no menu Trabalhos deste site.

Para mais informações acesse a página do evento

Outros eventos

De 03/11 a 04/11/2023